Dia a dia
Vigilantes começam a barrar pedestres na Ciclovia da Vida
O o na Ciclovia da Vida é permitido apenas para ciclistas. Pedestres não podem atravessá-la

A Ciclovia da Vida foi inaugurada no último domingo junto com a nova Terceira Ponte. Foto: Divulgação (Governo/SecomES)
O fluxo de ciclistas na Ciclovia da Vida, estrutura localizada na Terceira Ponte e inaugurada no último domingo (27), começou a ser monitorado por vigilantes de uma empresa privada.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ao todo, são dois profissionais nas entradas que dão o à ciclovia em Vila Velha e Vitória. O trabalho será feito durante dois meses. Nesse período, o Governo do Estado vai avaliar a necessidade do controle por meio de catracas.
Em caso de pedestre tentando ar a ciclovia, os vigilantes vão fazer um trabalho educativo e orientá-lo de que não é permitido. Caso insistam, eles podem acionar os agentes de segurança.
Antes da inauguração, o governo chegou a anunciar que seria necessário o uso do cartãoGV para o controle de o. A medida causou polêmica, já que muitos usuários acharam que seria cobrado pedágio também na ciclovia.
A travessia, no entanto, é gratuita. O CartãoGV seria utilizado apenas como forma de controlar o o dos usuários. Não teria cobrança de tarifa.
Nesta quinta-feira (29), o governador Renato Casagrande (PSB) foi trabalhar de bicicleta e fez o trajeto da Residência Oficial, na Praia da Costa, ando pela ciclovia até chegar ao Palácio Anchieta, em Vitória.
Ver essa foto no Instagram
Ele gastou cerca de 40 minutos para completar todo o percurso. O trajeto poderia ter sido feito em menos tempo, “mas é sempre bom dar umas paradinhas para uma conversa rápida com as pessoas, né?”, brincou.
CICLOVIA DA VIDA
A fixação da estrutura da Ciclovia da Vida foi concluída em outubro de 2022, nos dois sentidos, como forma também de impedir o suicídio na via. No entanto, a ciclovia só será inaugurada junto com a ampliação da Terceira Ponte.
É necessário pagar pedágio para usar a ciclovia?
O o é gratuito sem a necessidade de apresentar o Cartão GV, como foi cogitado anteriormente.
Só bicicletas podem ar a ciclovia?
Sim. A Ciclovia da Vida é de uso exclusivo dos ciclistas. Ou seja, não é permitido fazer caminhadas ou atravessar a estrutura com veículos elétricos, como motos, patinetes e scooter, por exemplo.
A ciclovia terá botão de pânico?
O local tem sistema de videomonitoramento remoto e botões do pânico que podem ser acionados em caso de acidentes, assalto ou até mesmo se algum ciclista ar mal. A novidade foi implantada ao longo da estrutura. Ao todo, são 12 dispositivos nos dois sentidos da ciclovia.
Quais situações a Ciclovia da Vida poderá ser bloqueada?
A Ciclovia da Vida poderá ter o o totalmente bloqueado em duas situações. Uma delas é devido às condições climáticas e em casos de resgate da Terceira Ponte.
Quais serão os pontos de os para a ciclovia?
Em Vila Velha, o ponto de o da ciclovia está localizado na Avenida Champagnat, com uma nova estrutura construída sob o canal para ligar as duas faixas e permitir com que os ciclistas subam e desçam da Terceira Ponte. Pelo lado de Vitória, o ponto de partida e chegada está nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros.
Ciclovia ficará aberta 24 horas?
A Ciclovia da Vida, localizada na Terceira Ponte, terá seu funcionamento entre 5h30 e 22h30. Nesse período, a via será fechada para as devidas manutenções e limpezas necessárias, assegurando a conservação da infraestrutura.
