fbpx

Dia a dia

VÍDEO | Poste ‘encapado’ chama atenção no calçadão da Praia da Costa

No dia 03 de dezembro uma grávida foi atingida por um pedaço de concreto que se desprendeu de um poste na orla de Itaparica

Publicado

em

Poste com capa de proteção no calçadão da Praia da Costa

Poste ‘encapado’ chama atenção no calçadão da Praia da Costa. Foto: reprodução

Uma cena chamou atenção de quem esteve na orla da Praia da Costa nesta quinta-feira (21). Um dos postes do calçadão estava “vestido” com uma capa. A embalagem incomum na estrutura despertou a curiosidade de quem fazia exercícios físicos, ou aproveitava o dia de sol no local.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A imagem curiosa ganha ainda mais destaque após os postes da cidade virarem notícia. No último dia 03 de dezembro, a empresária Clesiane de Fátima Viana, de 34 anos, foi atingida na cabeça por um pedaço de concreto que se desprendeu de um poste no calçadão de Itaparica. A vítima, que está grávida, ficou 10 dias internada, precisou ar por cirurgia, pois sofreu um afundamento de crânio que provocou uma pressão no cérebro, afetando a coordenação motora.

Após o acidente, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) fez uma vistoria e notificou a prefeitura para seja realizada a imediata manutenção ou troca dos equipamentos de iluminação pública. O gerente de Fiscalização do Conselho, engenheiro civil Leonardo Leal, detalhou que foi constatado que muitos postes já apresentam mais de 10% do aço deteriorado, isso significa que estes terão que ser trocados. A Prefeitura de Vila Velha recebeu um prazo de 48 horas para isolar as áreas apontadas como risco pelo Crea-ES para evitar novos acidentes na região.

Ainda segundo o engenheiro civil, quando aparece trincas, já é sinal que o aço começou a ser deteriorado. “O desplacamento ocorre pelas corrosões das armaduras devido ao ataque por íons cloreto presente na atmosfera marinha. É um agente agressivo presente na região e que acelera o processo de corrosão. Por isso, em áreas marítimas, o recomendado é que o revestimento de concreto do aço tenha no mínimo 4 centímetros de espessura. Na orla, constatamos que muitos deles tinham de 1,5 e 2 centímetros”, apontou o engenheiro.

Caso no Centro

Dias depois do acidente na Praia de Itaparica outro poste da cidade virou manchete. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram a estrutura comprometida. Este poste fica na avenida Henrique Moscoso, no Centro de Vila Velha. A denúncia foi feita no Instagram do Vila Velha News no último sábado (16).

O poste em questão é de responsabilidade da EDP, que informou que a situação atual resultou de uma colisão com um veículo, e a sua substituição está programada para ocorrer em até 30 dias.

O que diz a Prefeitura?

Nós entramos em contato com a prefeitura de Vila Velha para saber o motivo do poste estar encapado. A assessoria respondeu por meio de nota que a responsabilidade pela manutenção do poste citado na demanda é da EDP.

Já a EDP informou que o poste mencionado não pertence e não é de responsabilidade da concessionária.