Dia a dia
Vídeo | Piloto é resgatado após acidente com parapente no ES
O Notaer foi acionado para auxiliar no resgate da vítima, que caiu após salto de parapente em Alfredo Chaves

O Notaer foi acionado para fazer o resgate do piloto de parapente em Alfredo Chaves. Foto: Divulgação (Notaer)
Um piloto de parapente sofreu um acidente ao pular da rampa de voo livre, em Alfredo Chaves, no final da manhã desta quarta-feira (10).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o major Mello, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da Secretaria da Casa Militar do Espírito Santo, foi acionado para resgatar o parapentista que estava no local do acidente.
“Após avaliação conjunta com a equipe dos bombeiros, constatou-se que a vítima estava ível e que a melhor maneira de retirá-la seria por terra”, informou.
O Harpia permaneceu no local até o término do resgate para assegurar que não seria necessário transportar a vítima para um hospital. “A vítima foi removida por uma ambulância do SAMU para receber os cuidados adequados em Cachoeiro”.
Ver essa foto no Instagram
Populares que estavam na região também ajudaram no resgate, que foi feito com o auxílio de uma corda. O estado de saúde da vítima não foi informado.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar informou que foi acionado, por volta das 11h30 desta manhã (10), para atender uma ocorrência de salvamento em altura, na rampa da voo livre de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves. Segundo informações de populares, um homem que praticava parapente sofreu uma queda em uma área de difícil o, no local de mata abaixo da rampa, e, aparentemente, apresentava fratura no tornozelo, com sangramento.
As equipes de Resgate dos Bombeiros foram até o local e houve necessidade de acionamento do Notaer para apoio. A vítima foi localizada e imobilizada pela equipe do Corpo de Bombeiros, içada até o topo da rampa e entregue aos cuidados da equipe do SAMU.
Roteiro
O Espírito Santo se tornou destino certo para quem gosta de aventura. Baixo Guandu, Vargem Alta, Castelo, Alfredo Chaves e Pancas já entraram no circuito nacional e mundial de campeonatos de voo livre. A Rampa de Ubá, em Castelo, por exemplo, é conhecida por atrair diversas competições. No total, foram 350 atletas de 25 países diferentes que aram pelo município no ano ado.
A Rampa de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, possui 450 metros de altitude e 450 de desnível. Fica a 86 km da capital Vitória.
A região conta com várias opções de entretenimento. As mais belas Cachoeiras do Espírito Santo e as mais frequentadas e badaladas praias do Estado. Da rampa se avista o litoral e é possível pousar nas praias de Guarapari, Anchieta, Iriri, Piúma e Itaipava.
