Dia a dia
VÍDEO: enfermeira de Vitória debocha da vacina na internet e pode ter o registro cassado
Nathanna Ceschim diz ter tomado o imunizante apenas para viajar. “Uma vacina que dá 50% de segurança para mim não é vacina, eu tomei foi água”
Uma enfermeira de Vitória publicou um vídeo nas redes sociais, nesta sexta-feira (22), debochando da vacina contra o novo coronavírus. Na publicação, Nathanna Faria Ceschim, que trabalha no Hospital da Santa Casa de Misericórdia da capital, diz ter sido imunizada na última terça-feira (19) apenas para viajar, pois não acredita na eficácia da vacina. Segundo o Coren-ES (Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo) um procedimento ético será aberto. As penalidades previstas vão desde uma advertência até a cassação do registro profissional.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Tomei por conta que eu quero viajar (sic), não para me sentir mais segura. Uma vacina que dá 50% de segurança não é vacina, eu tomei foi água”, disse a enfermeira apresentando o comprovante de vacinação.
Em outros vídeos publicados na rede social, a profissional da saúde aparece dentro da Santa Casa de Vitória usando uma touca cirúrgica, mas sem máscara no rosto, uma das principais recomendações contra disseminação da covid-19.
Em nota, o Coren-ES repudiou a conduta da enfermeira. “Lamentável que o papel social da enfermagem e a nossa contribuição incansável em defesa da vida, após meses de sofrimento e exaustão caiam no descrédito por declarações irresponsáveis e inconsequentes como essa”.
Ainda de acordo com o Conselho, o caso já está sendo apurado. “A apuração, com amplo direito de defesa, será com base no Código de Ética da Enfermagem. As penalidades previstas vão de advertência à cassação do registro profissional”.
Procurada, Santa Casa de Misericórdia de Vitória não comentou o caso.
