Dia a dia
Vias que ligam Jardim Camburi à Norte-Sul podem ser abertas
Desbloqueio de cinco ruas fechadas por blocos de concreto para o trânsito de veículos é discutido por moradores e prefeitura

A rua Agenor Amaro dos Santos é uma das ruas bloqueadas. Estudo de viabilidade ainda será feito. Foto: Chico Guedes
Cinco ruas de Jardim Camburi, hoje com entrada bloqueada nas ligações com a avenida Norte-Sul, podem ter o trânsito de veículos liberado nesses trechos. O assunto divide a opinião dos moradores e foi tema de audiência pública em Vitória na noite de ontem.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Parte dos moradores quer a retirada dos blocos de concreto, que impedem a agem de carros, para melhorar o trânsito no bairro. Atualmente, os motoristas dão uma longa volta para ar a avenida Norte-Sul. Já outro grupo teme que a liberação das vias aumente a insegurança na região.
As vias que podem ter o de veículos liberado fazem cruzamento com a Norte-Sul, a partir da avenida Dante Michelini. São as ruas Antônio Araújo Lira, Ruy Pinto Bandeira, Agenor Amaro dos Santos, Domingos Póvoa Lemos e Alípio da Costa e Silva.
O diretor de Mobilidade da Associação de Moradores de Jardim Camburi, Renato Soprani, explicou que a ideia é liberar primeiro as ruas Antônio Araújo Lira e Alípio Costa e Silva. Elas vêm da Norte-Sul com sentido para dentro do bairro.
Só depois, as outras três ruas que podem ter o direto à Norte-Sul devem ser liberadas.
“Muitos moradores pedem a abertura. O bairro cresceu demais e temos poucas saídas. Isso acaba congestionando vias principais. O gelo-baiano foi colocado há muitos anos, nas saídas das ruas, para impedir rotas de fuga de criminosos”, lembrou Soprani.
Segundo o vereador Wanderson Marinho (PSC), presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara de Vereadores, se a a proposta for aprovada pela maioria dos moradores, o pedido com os detalhes das alterações será encaminhado para a prefeitura.
A istração municipal promete ouvir os pedidos da comunidade de Jardim Camburi. A partir das sugestões dos moradores à Setran (Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória) , a prefeitura pretende realizar estudos para avaliar a necessidade da abertura das vias.
