fbpx

Dia a dia

Venda de material de construção sobe 86% na pandemia no ES

No mês de junho o setor registrou maior volume de vendas do ano comparando com o ano ado. Alimentação também teve destaque

Publicado

em

Materiais de construção tiveram aumento de vendas em junho. Foto: Pixabay

Embora o PIB do Brasil tenha recuado 9,7% no país no segundo trimestre, durante os meses de maior isolamento social pela pandemia da covid-19, alguns setores foram na contramão dessa tendência de queda nas atividades. No Espírito Santo, por exemplo, o maior crescimento  nas vendas nesse período ocorreu com o setor de materiais de construção.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No mês de junho, a receita nesse setor do comércio cresceu 86,2% em relação ao mesmo mês do ano ado. No acumulado do ano, o crescimento ficou em 26%. Maio também registrou bons números para a construção, com aumento de 32,9% da receita em relação ao mesmo mês de 2019 e 15% no acumulado do ano. Os dados são do Economia Covid-19, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

O crescimento no volume de vendas pegou o setor da construção de surpresa, segundo Lesio Contarini Jr., presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção da Grande Vitória (Sindmat). O volume de vendas ficou mais concentrado em acabamento do que em material bruto. Foram vendidos mais piso, chuveiro, torneiras, materiais voltados para pequenos ajustes e reformas nas residências.

“No final de maio começou o aquecimento das vendas, que ninguém esperava, com aumento grande no fluxo de clientes nas lojas. O que percebemos é que as pessoas aram a ficar mais tempo em casa, no home office e começaram a fazer pequenas melhorias, como consertar uma tomada ou lâmpada com defeito, trocar chuveiro, fazer pintura. Foi assustador o movimento”, relata.

Crescimento em alimentação

Os meses iniciais da pandemia também levaram ao aumento do consumo de alimentos e bebidas, principalmente em supermercados e hipermercados. O setor no Espírito Santo teve aumento de receita de 23,4% em junho, ao comparar com o mesmo mês de 2019. Ao considerar também a venda de produtos alimentícios, bebidas e fumo, a pesquisa apontou aumento de 19% da receita, também em junho.

No geral, o comércio voltou a se recuperar no mês de junho, com crescimento de 7,9% no varejista e 3,8% no varejista ampliado (quando se considera materiais de construção e setor automotivo).

Foi registrado aumento ainda na venda de eletrodomésticos (+15,4%) e equipamentos de informática e materiais de escritório (+14,6%). Já o setor de tecidos, vestuário e calçados cresceu 9,5% em relação a junho de 2019.