Dia a dia
Velocista Paulo André se prepara para Olimpíadas de Tóquio
Com 22 anos, a caminho da sua primeira olimpíada, o atleta garante que quer trazer o outro para o Brasil

Velocista Paulo André Camilo de Oliveira. Foto: Reprodução/Instagram
“Todos os dias eu acordo para fazer história. E nessa olimpíada não vai ser diferente. Eu vou para buscar meu melhor e espero que seja o ouro para o Brasil”. Essa é a expectativa do velocista Paulo André Camilo de Oliveira, 22 anos, que se prepara no Espírito Santo para a Olimpíadas de Tóquio 2021.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Como todo garoto brasileiro, Paulo André teve seu início no esporte nos campos de futebol. Aos 16 anos, descobriu que queria seguir os os do pai e treinador, Carlos José Camilo de Oliveira, ex-velocista que representou o Brasil em competições nos anos 80. De lá para cá, o atleta foi só orgulho para o pai e todo o país.
Nascido em Santo André (SP), Paulo André começou no atletismo no projeto de iniciação esportiva Campeões do Futuro, montado pelo seu pai em Vila Velha. Começou a se destacar ao participar da equipe do Brasil que venceu o Mundial de Revezamentos de 2019, disputado em Yokohama, Japão, com a marca de 38s05.
Ver essa foto no Instagram
O atleta coleciona ainda dois ouros nos 100m e 200m rasos que ganhou na Universíada de Verão de 2019, realizado em Nápoles, Itália. Venceu também os 100m rasos com a marca de 10s09. Nos Jogos Pan-Americanos de 2019, realizados em Lima, Peru, ele obteve a medalha de prata nos 100m rasos, prova onde o Brasil não ganhava medalha desde 1999, e o ouro no revezamento 4x100m rasos do Brasil.
Carlos José conta que no início foi bem difícil separar o papel de pai e treinador dentro e fora das pistas. “Meu cunhado me abriu os olhos. Eu estava querendo ser pai e técnico na pista e em casa. Há uns dois anos eu consegui separar as coisas e hoje em dia a gente conversa muito”, conta o pai de Paulo André.
O atleta comenta que tem as melhores expectativas para a primeira olimpíada e quer trazer o ouro para o Brasil. “Eu estou bem confiante, sei do meu potencial, do potencial do meu treinador e da minha equipe. Eu espero trazer o ouro para o Brasil”, disse Paulo André.
Assista a entrevista
