fbpx

Dia a dia

Veja a previsão do tempo para o início do outono no ES

Às 18h24 desta segunda-feira (20) o verão se despede e dá boas-vindas ao outono

Publicado

em

Prainha, em Vila Velha. Foto: Renato Rocha

Prainha, em Vila Velha. Foto: Renato Rocha

O verão é sempre marcado por muito sol, praia, piscina e diversão. Tem quem ame muito essa estação, mas, como nada dura para sempre, às 18h24 desta segunda-feira (20), o verão se despede e dá boas-vindas ao outono.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê que essa terça-feira (21) será com sol entre nuvens em todo o estado. Chove de forma rápida pela manhã, no extremo norte e litoral da região nordeste, com abertura de nuvens no decorrer do dia. No Sul Caparaó e região Serrana, aumento de nuvens e chuva rápida a tarde. Nas demais regiões capixabas o sol predomina e não há previsão de chuva. As temperaturas terão pequena elevação. Na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 22°C e máxima de 34°C.

A quarta-feira (22) terá predomínio de sol em todo o Espírito Santo. Chove rápida apenas no extremo norte ao longo do dia. Nas demais regiões do estado o sol fica entre nuvens, mas sem previsão de chuva. As temperatura seguem elevadas em grande parte do Espírito Santo. Na Grande Vitória, a temperatura varia entre 22°C e 34°C.

A quinta-feira (23) será de sol e muitas nuvens no Espírito Santo. Chove rápido no começo do dia, no litoral capixaba, com abertura de nuvens no decorrer do dia. Na região sul Caparaó e Serrana, aumento de nuvens e chuva rápida a tarde. Na região Noroeste, sol e poucas nuvens e sem previsão de chuva.

A sexta-feira (24) tem predomínio de sol e tempo aberto em todo o Estado. Não há previsão de chuva em todo o estado.

PROGNÓSTICO PARA O SUDESTE

No Sudeste, a previsão indica volumes de chuva abaixo da média nesse outono. Assim como na Região Centro-Oeste, normalmente existe uma redução das chuvas sobre esta região à medida que se aproxima do inverno, dando início ao período seco. A temperatura média do ar deverá prevalecer próxima e ligeiramente acima da climatologia do período, porém, não se descarta a possibilidade da entrada de massas de ar frio que poderão diminuir as temperaturas em alguns dias nas localidades de maior altitude, a partir do mês de maio.

FRENTE FRIA

Já no Sul do país, o prognóstico indica chuvas abaixo da média em grande parte do Paraná e Santa Catarina, exceto no leste destes estados, onde as chuvas podem ser próximas da média, por causa da agem de frentes frias.

Meteorologistas destacam a previsão do retorno das chuvas mais frequentes sobre o Rio Grande do Sul, devido ao enfraquecimento do fenômeno La Niña, “que assolou por três anos consecutivos o estado, causando escassez de chuvas”.

A temperatura do ar na Região Sul deverá prevalecer acima da climatologia do período, porém, não está descartada a possibilidade de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno. Na costa da região, as chuvas poderão amenizar as temperaturas.