Dia a dia
Vai ferver! Temperatura pode chegar a 42ºC no ES a partir de 2ª feira
A expectativa é que as temperaturas disparem na segunda-feira (13), com regiões no estado podendo atingir máxima de 42ºC
A onda de calor que se instalou no Brasil deve ganhar força a partir do fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média no Espírito Santo. A expectativa é que as temperaturas disparem na segunda-feira (13), com regiões no estado podendo atingir máxima de 42ºC.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O sábado e o domingo prometem ser de tempo estável em todo o Espírito Santo. O sol predomina e não há previsão de chuva. A temperatura aumenta em todas as regiões do estado, e a região Sul pode registrar máxima de 40ºC no sábado e 41ºC no domingo. Já a Grande Vitória deve ter máxima de 37ºC e 36ºC.
A segunda-feira (13) será de sol entre poucas nuvens em todo o Espírito Santo. O sol predomina, e não há previsão de chuva. As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul e da Grande Vitória. No Sul do estado, a máxima será de 42ºC, enquanto na Grande Vitória será de 37ºC.
De acordo com a previsão do Climatempo, o calor intenso se inicia neste sábado (11) e deve se intensificar no decorrer da semana. Esta será a quarta onda de calor que o Brasil vive no segundo semestre deste ano e poderá ser mais forte do que as ondas de calor de agosto, setembro e outubro de 2023.
“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, disse o meteorologista Vinicius Lucyrio.
COMO SE CARACTERIZA UMA ONDA DE CALOR?
Segundo o Climatempo, onda ou bolha de calor é uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época – em torno de 5°C ou mais acima da média, em uma área ampla.
Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência.há 24 minutos
Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície fazendo o ar esquentar mais.
EXPECTATIVA PARA O VERÃO 2023/2024
A previsão do Climatempo aponta que a primavera de 2023 ocorre sob a influência de um El Niño de forte intensidade, que deverá persistir também durante o verão 2023/2024, em um cenário climático global que tem registrado recordes de calor no ar e no mar nos últimos cinco meses, de forma consecutiva.
Não é apenas o oceano Pacífico Equatorial (onde ocorre o El Niño) que está muito quente. O ano de 2023 está sendo marcado também por aquecimento excepcional do oceano Atlântico Norte, que também tem influência direta no clima do Brasil.
