Dia a dia
“Vacinas na fase 3 estão aptas a serem adquiridas”, diz secretário de Saúde
O objetivo é ter o imunizante para vacinar a população caso as negociações do governo federal com laboratórios não avancem
O Espírito Santo está negociando com laboratórios a compra de doses da vacina contra a covid-19. O objetivo é ter o imunizante para vacinar a população caso as negociações do governo federal para aquisição das vacinas não avancem. Segundo o secretário de Saúde, Nesio Fernandes, as conversas mais adiantadas foram feitas com a Pfizer e também com o Instituto Butantan, de São Paulo, que está produzindo a vacina Coronavac, em parceria com a China.
“Entendemos que qualquer vacina que tenha eficiência superior a 50% ou mais com uma ou duas doses é satisfatória para fins de saúde pública. Todas as vacinas que tiveram dados publicados, chegaram à fase 3 e estão sendo utilizadas em uso regular ou emergencial e estão aptas a serem adquiridas seriam de interesse do Espírito Santo”, frisou Nésio. Entre as citadas, além da Pfizer e Coronavac, estão a Sputinik, vacina russa, a da Astrazeneca, e Moderna.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
E o estado tem norma para adquirir vacinas mesmo sem aprovação da Anvisa. Na semana ada, o governador Renato Casagrande sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa que autoriza a compra de vacinas sem o registro da Anvisa, desde que tenham sido autorizadas por órgãos de países centrais como os da Europa e os Estados Unidos.
A respeito dos recursos a serem disponibilizados para a compra pelo Estado, caso seja necessário, o secretário disse que vai variar de acordo com a necessidade. “O valor é de 3 a 10 dólares a dose. Vai depender de quantas doses serão necessárias e da disponibilidade da indústria.”
