Dia a dia
Vacinação contra gripe no ES continua até fim das doses
A cobertura vacinal no Espírito Santo atingiu 44%, embora a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde seja de 90%

Vacina. Foto: Tony Winston/MS
A 25ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Espírito Santo está programada para terminar na terça-feira (20). No entanto, os municípios que têm estoques de vacinas continuarão a istrar as doses até que se esgotem, conforme orientação da Secretaria da Saúde (Sesa) do estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Orlei Cardoso, subsecretário de Vigilância em Saúde, informou que os estoques municipais ainda possuem cerca de 500 mil doses da vacina contra a gripe. Ele recomendou que a vacinação seja mantida mesmo após o término oficial da campanha. “Aconselhamos que as cidades com estoque de vacinas contra a Influenza prossigam com a imunização de todos com mais de seis meses de idade, até que as doses se esgotem”, disse Cardoso.
Apesar da vacina contra a gripe estar disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, Cardoso enfatizou a necessidade de vacinação dos grupos prioritários.
Ele explicou: “Crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, indígenas, professores e profissionais da saúde foram identificados como grupos prioritários pelo Ministério da Saúde e têm uma meta de cobertura específica. Esses grupos são prioritários devido à sua maior vulnerabilidade e ao maior risco de adoecimento e morte. Portanto, solicitamos que procurem um centro de vacinação e se imunizem contra a gripe”.
De acordo com o Vacina e Confia, até segunda-feira (19), a cobertura vacinal no Espírito Santo atingiu 44%, embora a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde seja de 90%. Já foram istradas mais de 880 mil doses em todo o estado. Os dados finais da campanha serão consolidados em agosto, após o fechamento do sistema pelo Ministério da Saúde.
