Dia a dia
Tive a impressão de que Bolsonaro sabia de tudo, diz Lula sobre invasões
Extremistas bolsonaristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF no domingo (8)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Lula (PT) sugeriu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sabia de tudo em relação aos atos golpistas promovidos por apoiadores radicais, no último dia 8, em Brasília. As informações são do site de notícias UOL.
“Eu fiquei com uma impressão que era o começo de um golpe de estado. Eu fiquei com a impressão, inclusive, que o pessoal estava acatando ordem e orientação que o Bolsonaro deu durante muito tempo, muito tempo ele mandou invadir a Suprema Corte, muito tempo ele desacreditou do Congresso Nacional”, disse Lula, durante entrevista à GloboNews.
“E o silêncio dele, mesmo depois do acontecimento aqui, me dava a impressão que ele sabia de tudo o que estava acontecendo, que tinha a ver com aquilo que estava acontecendo. Obviamente que quem vai provar isso são, sabe, as investigações. Mas a impressão que me deixava era isso. Possivelmente o Bolsonaro estivesse esperando voltar para o Brasil na glória de um golpe, sabe?”, acrescentou.
Milhares de extremistas bolsonaristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF no domingo (8).
O efetivo policial não conseguiu conter os terroristas que invadiram os prédios dos três Poderes, muitos deles munidos com máscaras de gás e capacetes — indícios de que o ataque foi planejado. O presidente Lula decretou a intervenção federal do DF até o dia 31 deste mês.
- Os terroristas atacaram primeiro o prédio do Congresso Nacional;
- Enfrentaram policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas;
- Quebraram a vidraça do Salão Nobre do Congresso e conseguiram entrar, apesar da resistência da Polícia Legislativa;
- Depois disso, um grupo se dirigiu ao Palácio do Planalto e invadiu o prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir o ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros;
- O STF foi invadido e teve o plenário depredado.
Os golpistas conseguiram subir a rampa do Planalto, onde Lula recebeu a faixa presidencial há uma semana.
O petista não estava em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
Os manifestantes de extrema-direita foram confrontados por policiais, que usaram bombas de gás lacrimogêneo, mas avançaram ocupando também todo o jardim no entorno do Congresso.
