Dia a dia
Time do ES de basquete em cadeira de rodas disputa Brasileirão
Entre os dias 1º e 6 de setembro, a equipe participará do Campeonato Brasileiro Feminino em São Paulo

O time capixaba de basquete em cadeira de rodas disputa campeonato brasileiro em São Paulo
Entre os dias 1º e 6 de setembro, a equipe capixaba Irefes/Sesport participará do Campeonato Brasileiro Feminino de Basquete em Cadeira de Rodas, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A preparação foi intensa, com cerca de cinco meses de treinamentos rigorosos. Desde 2021, o time capixaba tem se destacado, alcançando todas as finais das competições nacionais. No campeonato anterior, a equipe conquistou o segundo lugar, após ser derrotada pela Associação Paraolímpica Patense (APP-MG) por 59 x 50. Para a edição deste ano, a expectativa é alcançar o topo do pódio.
A comissão técnica elogiou o profissionalismo e o foco da equipe Irefes/Sesport, destacando o retorno de Martoni Moreira, técnico de renome no Brasil e no exterior, às quadras. “Foi extremamente motivador para todos nós. A equipe permaneceu unida e determinada, e conseguimos realizar treinos intensivos para aprimorar tanto a parte técnica quanto a tática. Também trabalhamos de forma intencional o fortalecimento mental das atletas, pois sabemos que o psicológico desempenha um papel crucial em partidas de alto nível”, afirmou.
A palavra que definiu esses cinco meses de preparação foi disciplina. Para a atleta Bisa Silva, o diferencial do time é o empenho e a dedicação dentro e fora de quadra. “Os treinos têm sido intensos. O cansaço aparece, mas a disciplina fala mais alto. Levantamos e seguimos em frente! Desistir não é uma opção; descansar, sim. Estamos trabalhando muito e acreditando no processo”, destacou.
Paola Klokler, colega de equipe e atleta profissional há mais de 16 anos, com duas Paralimpíadas, quatro Mundiais e quatro medalhas de bronze em Pan-Americanos, retornou ao Brasil após uma temporada na Itália e reforça a determinação do time.
“Nós nos reunimos novamente durante esse período, e foram meses intensos de muito treinamento, aplicando táticas da teoria à prática na quadra, com o objetivo de realizar um bom trabalho no Campeonato Brasileiro e estar na nossa melhor forma física. Estamos aqui para buscar nosso título de volta. No ano ado, ficamos em segundo por muito pouco, e este ano estamos retornando com a missão de trazer o título novamente”, enfatizou.
Os jogos poderão ser acompanhados pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).
