fbpx

Dia a dia

Terremoto atinge Pancas pela segunda vez em duas semanas

Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o tremor de terra atingiu a marca de 1.7 MLv, escala de magnitude local que vai de de 0 a 9

Publicado

em

Terremoto é sentido pela população em Pancas pela segunda vez em menos de duas semanas. Foto: Reprodução/RSBR

Terremoto é sentido pela população em Pancas pela segunda vez em menos de duas semanas. Foto: Reprodução/RSBR

Pela segunda vez em duas semanas, moradores de Pancas foram surpreendidos por um terremoto. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), estações de monitoramento operadas pelo Centro de Sismologia da USP registraram o tremor por volta das 14h desta quarta-feira (26).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O terremoto atingiu a marca de 1.7MLv, escala de magnitude local que vai de de 0 a 9, e foi ligeiramente mais forte que o registrado pelas estações de monitoramento no último dia 12. Mas apesar de baixo, dentro da sua escala pôde ser sentido pela população.

De acordo com o professor George Sand França, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), a região já possui histórico de tremores de baixa magnitude. “Na maioria dos casos, são imperceptíveis. É uma atividade que acontece na região”.

Segundo a doutora em geologia e professora da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), Luiza Leonardi Bricalli, o índice registrado também está abaixo da média nacional.

“A média de terremotos no Brasil é de 2.5MLv a 3MLv. São magnitudes baixas que geralmente não causam danos à população ou edificações. E por que isso? Porque estamos longe dos limites das placas tectônicas. São nesses limites onde ocorrem os terremotos com altas magnitudes”, explicou a professora.

Ainda de acordo com a doutora, este não é o primeiro terremoto registrado no Espírito Santo. Em toda a sua história, mais de 40 tremores já foram contabilizados no estado.