fbpx

Dia a dia

Técnico de enfermagem que aplicou “vacina de vento” é afastado em Vitória

Vídeo mostra o momento em que o profissional fura a paciente de 71 anos, mas não injeta o imunizante

Publicado

em

Neta de idosa de 71 anos filma técnico de enrgemagem aplicando "vacina de vento" na sua avó. Foto: Reprodução

Neta de idosa de 71 anos filma técnico de enfermagem aplicando “vacina de vento” na sua avó. Foto: Reprodução

Um técnico de enfermagem que atua no Posto de Saúde de Santo André, na Grande São Pedro, foi afastado pela prefeitura de Vitória, nesta quarta-feira (21). Vídeo mostra o momento em que o profissional fura com uma agulha uma paciente de 71 anos, mas não injeta o imunizante.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As imagens foram registradas pela neta da idosa que a acompanhava. A jovem não questionou o técnico de enfermagem durante o atendimento. Mas, após deixar a sala de vacinação, ela assistiu ao vídeo novamente e denunciou o caso para a enfermeira-chefe.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) informa que, até às 10h desta quinta-feira (22), a capital aplicou 108.096 doses, sendo 81.866 doses da primeira etapa da imunização e 26.230 da segunda, o que representa uma cobertura de 22,6 % da população vacinada.

De acordo com o órgão, somente um servidor está sendo investigado por erro na aplicação da vacina. “O profissional foi imediatamente afastado pela direção da unidade do seu posto de trabalho, logo que a situação foi identificada”, diz a nota.

A Semus ressalta que este foi um caso isolado e que o erro cometido pelo servidor em questão, que responderá a um Processo istrativo Disciplinar – PAD (podendo, até mesmo, ser demitido), não pode ser generalizado diante do sucesso da imunização na Capital.

Além das penalidades após a apuração do PAD, segundo a Lei Nº 11.240, de 29 de Março de 2021, se comprovada a infração do agente público, será aplicada multa de até 8.000 (oito mil) Valores de Referência do Tesouro Estadual – VRTEs.

Confira o vídeo: