Dia a dia
Taxa de transmissão se mantém estável no Espírito Santo
Os dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) são referentes à semana do dia 25 de dezembro a 1º de janeiro
A taxa de transmissão do novo coronavírus no Espírito Santo voltou a ficar estável após algumas semanas consecutivas de aumento do indicador. Porém, enquanto em algumas regiões há queda no contágio, em outras a transmissão voltou a crescer. A maior interação entre as pessoas, o relaxamento das medidas preventivas e as festas de final de ano contribuíram para o resultado.
Os dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) referentes à semana do dia 25 de dezembro a 1º de janeiro apontam que a taxa de transmissão no estado ou de 0,86 para 0,9. O número significa que dez pessoas podem contaminar 9 outros indivíduos. Na Região da Grande Vitória, a taxa de transmissão do novo coronavírus caiu de 0,84 para 0,81. Já no interior do estado teve um leve aumento ando de 0,9 para 0,94.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O pesquisador e professor do Departamento de Matemática da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) Etereldes Gonçalves Júnior comentou que a taxa de transmissão próximo de 1 é uma estabilidade, porém, como o estado está em um patamar alto de casos ativos, se manter nesse nível não é favorável.
Veja a evolução da taxa

Taxa de Transmissão no Espírito Santo. Foto: Divulgação

Taxa de Transmissão na Grande Vitória. Foto: Divulgação

Taxa de Transmissão no interior do Espírito Santo. Foto: Divulgação
