Dia a dia
Taxa de contágio do coronavírus volta a cair no Espírito Santo
Esse cálculo mostra que o estado está dentro de um cenário de três semanas consecutivas de queda

RT da covid-19 no Espírito Santo. Foto: Divulgação
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A taxa de contágio do novo coronavírus no Espírito Santo registrou nova queda e atingiu o patamar de 0,77, o que significa que um grupo de 100 pessoas infectadas pode transmitir o vírus para outras 77. O cálculo, que levou em consideração os números da doença entre 11 a 18 de dezembro, é do mais recente relatório do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos, sediado no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Esse cálculo mostra que o estado está dentro de um cenário de três semanas consecutivas de queda. Os índices das próximas semanas podem consolidar ou não a tendência de diminuição dos casos.
Depois de algumas semanas em alta, a taxa de velocidade de transmissão (RT) da covid-19 voltou a apresenta queda. No relatório anterior, o estado apresentou um índice de contágio de 1,14. Agora, a transmissão está em 0,77. Na Grande Vitória, o índice caiu de forma acentuada, quando entre entre os dias 4 e 11 de dezembro o estado apresentava taxa de 1,12, no último relatório esse número caiu para 0,59. No mesmo período, o interior ou de 1,15 para 0,87. Mesmo com a queda, o temor dos especialistas são as consequências das festas de final de ano e as aglomerações do verão.
O pesquisador e professor do Departamento de Matemática da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) Etereldes Gonçalves Júnior comentou que os dados mostram um arrefecimento – resfriamento da doença. Porém, alertou que é necessário monitorar as hospitalizações pós festas de fim ano e aglomerações do verão. “Os números apontam que as consequências das eleições parecem estar ando. É preciso ter em mente que há uma nova cepa circulando e esse cenário pode mudar rapidamente, assim como ocorreu na Europa”, considerou o pesquisador.
Veja como está o RT da doença nas regiões:

RT da covid-19 na Grande Vitória. Foto: Divulgação

RT da covid-19 no interior do estado. Foto: Divulgação
