Dia a dia
Sesa vai divulgar denúncias e ações contra “fura-filas” de vacinas
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, o assunto será detalhado na ´próxima quarta-feira em coletiva de imprensa
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) se prepara para divulgar, na próxima quarta-feira (14), em coletiva de imprensa, todas as denúncias registradas e ações que serão tomadas em relação aos “fura-filas” identificados durante vacinação contra a covid-19. O anúncio foi feito nesta manhã pelo secretário Nésio Fernandes.
Sem adiantar qualquer informação sobre o assunto, o secretário se limitou a destacar sua preocupação com a autorização para que a rede privada compre vacinas. “Essa autorização é indevida, não é adequada e levará a novas dificuldades na aquisição de vacinas por parte do pode público. Não é adequado que em um momento de pandemia, onde o poder público tem a garantia constitucional de garantir todas as tecnologias necessárias, tenha que competir com a rede privada. A venda de vacinas para o setor privado irá estabelecer uma corrida pelas vacinas com um grande quantidade de intermediários e isso poderá levar a uma inflação do preço das vacinas”.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a Sesa, apenas no mês de janeiro, entre os dias 16 e 26, a Ouvidoria da Secretaria recebeu 44 manifestações, entre denúncias (34) e reclamações (10). Segundo o órgão, as denúncias recebidas são encaminhadas para análise e resposta de áreas, como a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e Secretarias Municipais de Saúde.
O número, no entanto, continuou crescendo. De acordo com o Ministério Público do Espírito Santo, por meio do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus, em março foram recebidas cerca de 215 denúncias de fura-filas. Destas, 127 se tratavam de casos registrado na Região Metropolitana, 50 no sul do estado e 38 na Região Norte/Central.
