fbpx

Dia a dia

Serra suspende por 90 dias o uso de câmeras para aplicação de multas

A istração retomará uma abordagem educativa, na qual os condutores que cometerem infrações serão alertados por meio do “tagarela”

Publicado

em

Fiscalização por câmeras na Serra. Foto: Bruno Leão

Fiscalização por câmeras na Serra. Foto: Bruno Leão

A Prefeitura da Serra anunciou a suspensão temporária, pelo período de 90 dias, do uso das câmeras de videomonitoramento para aplicação de multas de trânsito. A partir desta quinta-feira (6), a istração municipal retomará uma abordagem educativa, na qual os condutores que cometerem infrações serão alertados por meio do sistema sonoro conhecido como “tagarela”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Durante o período em que as câmeras estiveram em operação, foi possível observar uma redução significativa no número de infrações registradas. Entre os dias 26 de junho e 4 de julho de 2022, quando o sistema de videomonitoramento não estava em vigor, foram aplicadas aproximadamente 948 multas por infrações de trânsito. Já em 2023, no mesmo período, foram registradas 682 multas, sendo apenas 140 delas provenientes das câmeras. Esses números demonstram uma redução de 28,06% no número de infrações quando a tecnologia do videomonitoramento é combinada com ações educativas.

O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra enfatiza que, durante esse período de suspensão, o foco será na conscientização dos condutores. Serão intensificadas as ações educativas, visando preservar a segurança no trânsito e a proteção da vida, com o objetivo de reeducar os condutores sobre a importância de obedecer às regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fábio Alves, diretor do DOT, ressalta a importância desse equipamento para promover a paz social. “Por meio de uma abordagem responsável e técnica, a regulamentação e fiscalização do trânsito são necessárias para alcançar a redução de acidentes e óbitos nas vias da Serra”, destaca.

A suspensão temporária do uso das câmeras para aplicação de multas busca, portanto, priorizar a educação no trânsito como meio de conscientização e melhoria do comportamento dos condutores, visando uma circulação mais segura e harmoniosa nas vias do município.

CÂMERAS

A utilização das câmeras para fiscalização do trânsito é respaldada pela resolução 909/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 2022. Essa resolução consolida as normas para o uso de sistemas de videomonitoramento na fiscalização do trânsito, de acordo com o artigo 280, parágrafo 2º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

É importante ressaltar que, apesar da suspensão temporária do uso das câmeras para aplicação de multas, os agentes de trânsito continuam desempenhando suas atividades de fiscalização intensa nas vias do município da Serra, tanto em viaturas quanto em patrulhamentos a pé.