fbpx

Dia a dia

Seminário Ibero-americano sobre processo de criação abre inscrições para ouvintes

Em sua décima edição, o seminário abordará o tema Artes em Tempos de Pandemia, visando ampliar o debate acadêmico sobre o assunto

Publicado

em

Pessoas interessadas em participar, como ouvintes, do Poéticas ES: Seminário Ibero-Americano sobre Processo de Criação têm até o dia 25 de novembro para se inscrever, mediante preenchimento do formulário. O evento acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro, em formato virtual, com transmissão ao vivo das mesas, conferências e comunicações por meio do YouTube. A inscrição é gratuita, e os ouvintes selecionados vão receber, por e-mail, a validação da inscrição. A efetiva participação dos inscritos a, pelo menos, 70% das atividades do evento dá direito a certificado. Veja a programação completa no arquivo anexado abaixo.

O Poéticas é um evento bienal organizado pelo Laboratório de Pesquisa e Extensão em Artes (LEENA), pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA), ambos da Ufes, e por parceiros nacionais e internacionais. Em sua décima edição, o seminário abordará o tema Artes em Tempos de Pandemia, visando ampliar o debate acadêmico, especialmente no que diz respeito ao estado da arte durante e após a pandemia do novo coronavírus, promovendo o avanço acadêmico dos estudos nas artes e na literatura nos países de línguas portuguesa e espanhola.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Nesta edição em especial, buscamos compreender como os estudos do processo criativo podem colaborar para minimizarmos os impactos nefastos que alteram nossa realidade. Compreendemos que este Seminário coloca a Ufes no contexto internacional de investigação do processo de criação, sendo fundamental para o PPGA consolidar seu papel fomentador da ampliação desses estudos dos documentos do processo de criação nas artes plásticas no Brasil”, explica Aparecido José Cirillo, coordenador do PPGA e presidente da comissão organizadora do Poéticas 2020. O PPGA é o único programa de mestrado em Artes do Espírito Santo.

Palestrantes

Para discutir como a arte se instaura nos períodos de pandemia e como será a sobrevida da arte e das práticas culturais no pós-pandemia, o PPGA e o LEENA se uniram ao Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos em Artes (LabArtes/Ufes), à Universidade de Buenos Aires (Argentina), ao Institut des Textes et Manuscrites Modernes (França), à Universidad de Granada (Espanha), à Faculdade de Bellas Artes da Universidade de Lisboa, ao Instituto Politécnico de Viseu, à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para convidar pesquisadores da arte e do processo criativo a enviar suas pesquisas sobre as interações da ação criadora pelos diversos modos de suas manifestações nos mais diferentes meios, principalmente após o impacto da pandemia.

Assim, estão dentre os palestrantes os professores brasileiros Renata Bittencourt, do Instituto Moreira Salles (IMS); Roberto Conduru, da Southern Methodist University; Cecilia Salles, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e Magali Sehn, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De Portugal, participam os professores Rui Macário, do Projecto Património, Viseu; Isabel Sabino, da Faculdades de Bellas Artes da Universidade de Lisboa; e Cláudia Matoos, do Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Dúvidas e outras informações sobre o Poéticas 2020 podem ser adas pelo e-mail [email protected].