fbpx

Dia a dia

Secretaria de Educação muda programação de aulas pela televisão

Alunos da rede estadual agora têm aulas gravadas por professores da rede e também conteúdos educativos. Antes programas eram do Amazonas

Publicado

em

Qualificar ES abre 20 mil vagas em cursos on-line gratuitos nesta terça. Foto: F. Muhammad/Pixabay

A Sedu (Secretaria de Estado da Educação) alterou a programação exibida aos estudantes na televisão. As vídeoaulas, que eram resultado da parceria com o governo do Amazonas, foram substituídas por aulas gravadas por professores da rede estadual e também por programas educativos a partir de parceria com o projeto Vamos Aprender.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Vamos Aprender disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio.  No total, são 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas no conteúdo.

> Alunos da rede estadual terão frequência monitorada a partir do dia 1º de julho

O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos. O projeto Vamos Aprender é resultado de uma parceria do Governo do Estado com o projeto desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco.

Como o conteúdo será exibido

A programação a a ser exibida dentro da programação das videoaulas oferecidas pelo Programa EscoLAR, nos canais 8.2, 8.3 e 8.4 em TV Aberta. O material vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, com reprise nas terças, quintas e sábados.O conteúdo muda diariamente e será disponibilizado também pelo site www.sedu.es.gov.br/escolar.

“A proposta traz um diferencial de alinhamento com a readequação curricular realizada na Rede Pública Estadual, em parceria com a Undime. Além de complementar e fortalecer a disponibilização de objetos educacionais para os estudantes”, diz a subsecretária de Educação Básica e Profissional da Sedu, Andrea Guzzo.

“Essa é uma estratégia que os municípios podem adotar neste momento que estamos vivendo, no qual as aulas estão suspensas em função da pandemia. A televisão tem um potencial muito grande: nos municípios maiores sabemos a força que tem e, nos municípios menores, muitas vezes é o veículo mais utilizado. Em meio ao isolamento social e suspensão das aulas presenciais, essa é uma maneira de criar momentos para que as crianças tenham uma rotina e continuem sendo estimuladas a aprender”, afirma Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e presidente da Undime.