Dia a dia
Roubo de fios: os 8 cruzamentos que mais sofrem apagão em Vitória
Ocorrências de furto de fios de cobre aumentaram em 2022; confira os pontos onde há mais problema na sinalização

Cai o número de pessoas fora de casa por conta do mau tempo. Foto: Chico Guedes
Quem transita diariamente por Vitória volta e meia se depara com um semáforo em modo piscante. As falhas da sinalização têm ocorrido, segundo a prefeitura, pelo aumento no roubo dos fios de cobre que alimentam os aparelhos neste início de ano.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O roubo dos fios, além de trazer prejuízos financeiros, também acaba atrapalhando o trânsito quando a sinalização fica prejudicada, principalmente quando ocorre em corredores importantes da capital, como a Reta da Penha, avenida Leitão da Silva e avenida Saturnino de Brito. No total, são oito pontos na cidade que sofrem mais com o problema (confira lista abaixo).
O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, disse que aumentaram as ocorrências de roubo neste início de ano. Até agora, a prefeitura já gastou R$ 20 mil para fazer os reparos dos fios roubados. Em todo o ano de 2021 o prejuízo foi de R$ 100 mil.
Segundo Mariano, em casos mais simples, o reparo de um semáforo com problema pode levar até meia hora, mas se o rompimento também atingir a caixa controladora da sinalização pode levar uma hora ou até mais.
E para tentar impedir a roubo dos fios, o prejuízo e os reflexos no trânsito, a prefeitura tem tomado algumas ações. Nos locais em si, uma das alternativas analisadas é amarrar o cabo de alimentação para dificultar a sua retirada ou ainda á-los de modo subterrâneo, mas essa última maneira envolve custo elevados e análise de rede de água e esgoto ando na região.
“Também estamos em contato com o secretário de Segurança Urbana, delegado Ícaro Ruginski, para que ele possa auxiliar em uma conversa com a Polícia Civil sobre o assunto. O objetivo é encontrar uma maneira na legislação de tipificar o crime de forma a aumentar a pena de quem comete esse tipo de crime para que ele não saia de forma imediata. Queremos mostrar as consequências e prejuízos além do furto do cabo”, detalhou o secretário Alex Mariano.
Cruzamento que são mais impactados com roubo de fios de cobre
– Avenida Saturnino de Brito, na saída da Ilha do Frade
– Avenida Américo Buaiz, embaixo da Terceira Ponte e próximo à Assembleia Legislativa
– Reta da Penha com desembargador Santos Neves
– Rio Branco com Reta da Penha
– Região do Portal do Príncipe
– Alguns cruzamentos na Leitão da Silva
– Avenida Beira-Mar, em alguns pontos
