Dia a dia
Rotatória do Ó: Obra atrasa e tem novo prazo de entrega
Segundo a Prefeitura da Serra são 80 mil veículos ando pelo local todos todos os dias. A previsão de entrega para julho de 2023 foi adiada para agosto

Obras da Rotatória do Ó, na Serra. Foto: Patrícia Battestin
A prefeitura da Serra liberou uma agem para a Rotatória do Ó no último sábado (17). Mas as obras da primeira etapa da intervenção, continuam no local. A previsão de entrega para julho de 2023 foi adiada para agosto.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com investimento estimado em cerca de R$ 50 milhões, a obra teve início em meados de 2021. A previsão de inauguração foi marcada para maio de 2023. Depois, foi antecipada para março. Mas logo a data mudou para abril. Em entrevista ao programa EStúdio 360, da TV Capixaba, no dia 11 do mês previsto para a conclusão, o secretário de obras do município, Halpher Luiggi, disse que os trabalhos seguiriam até início do segundo semestre.
“A gente encontrou algumas situações que dificultaram. Tivemos que escavar muito, e encontramos muito problema envolvendo gasoduto, sistema de abastecimento de água, remoção de sistemas elétricos, a drenagem da própria obra que teve que seguir um novo caminho. Todos esses ajustes foram feitos ao longo dos últimos meses e a gente caminha para conclusão desta obra em julho. Início de julho a primeira etapa será entregue a população – a primeira etapa”, disse o secretário na entrevista.
Na ocasião Halpher também explicou o que faz parte da primeira fase. “A primeira etapa é entregar o sistema viário, que começa lá no Terminal de Laranjeiras, ando pela avenida Eudes Scherrer, chegando na rotatória, e ando pela a avenida Talma Rodrigues, até o trevo. Todo esse sistema estará concluído até o início de julho”, reforçou.
o liberado

Obras da Rotatória do Ó. Foto: Patrícia Battestin
Desde o último sábado (17) o trânsito foi modificação na região da obra. Antes, o veículo que vinha da rodovia BR-101, através da Avenida Eudes Scherrer, com objetivo de seguir para Jacaraípe pela Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, utilizava a rua Geraldo Del Pupo para efetivar o caminho.
Agora, como uma mudança definitiva, os veículos deverão utilizar a rotatória, ando sobre o viaduto da pista inferior 2 para chegar a Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, sentido Jacaraípe.
A mudança ocorreu porque o canteiro da Avenida Copacabana, na altura do cruzamento com a rua Geraldo Del Pupo, será extinto. O sentido para chegar à Morada de Laranjeiras permanece inalterado. O trecho está sinalizado e neste fim de semana e na manhã desta segunda-feira (19), agentes da Guarda Municipal de Trânsito davam apoio aos motoristas.
Rotatório do Ó
A obra da Rotatória do Ó, em Morada de Laranjeiras , tem como principal objetivo diminuir o engarrafamento formado na região diariamente, durante a manhã e início da noite. Segundo a Prefeitura da Serra são 80 mil veículos ando pelo local todos os dias.
Depois de pronta, a rotatória terá três agens inferiores, por baixo da pista principal. Uma delas terá 180 metros de extensão e dará o à avenida Copacabana. As outras duas terão 400 metros e ligarão a rotatória as avenidas Talma Rodrigues e Eudes Scherres.
A segunda etapa da obra prevê outras melhorias para os moradores. “A rotatória é muito grande. Sobre ela terá segunda etapa que a gente está fazendo o projeto. Em um dos lados da rotatória a expectativa é instalar um velódromo – que é um circuito para corrida de bicicleta. Além disso estão previstas 104 vagas de estacionamento. Boa parte delas a gente vai fazer na primeira etapa, outra parte será contemplada na segunda. Terá uma pista de skate também. Ou seja, uma série de equipamentos na parte interna da rotatória” detalhou o secretário.
