Dia a dia
Réveillon: onde a queima de fogos foi cancelada na GV
Algumas prefeituras cancelaram as festividades e queima de fogos nas praias no Réveillon, para evitar aglomerações

Fogos de artifício. Foto: Gerd Altmann/Pixabay
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Por conta da pandemia do coronavírus e do surto de Influenza, algumas prefeituras da Grande Vitória cancelaram as festividades e queima de fogos nas praias no Réveillon, para evitar aglomerações. Apesar das festas públicas estarem canceladas, os eventos particulares ainda podem ser realizados.
Vitória foi o primeiro município a cancelar, no final de novembro, a festa de Réveillon na praia. A decisão de não realizar os eventos de queima de fogos e shows na virada de ano foi devido à pandemia da covid-19, sobretudo com o surgimento da nova variante ômicron que se mostrou com maior potencial de transmissibilidade.
A Prefeitura da Serra também cancelou a queima de fogos nas praias de Bicanga, Manguinhos e Jacaraípe, que aconteceriam no Ano Novo. O cancelamento foi feito por meio de um decreto assinado pelo prefeito Sérgio Vidigal (PDT).
Ainda na Serra, outros eventos comemorativos que aconteceriam entre o final de 2021 e o início de 2022 também foram cancelados: Festa de São Benedito, entre os dias 25 e 27/12; Dia do Serrano, dia 26/12; Festa dos Reis Magos, entre os dias 4 e 6/1; e Festas de São Sebastião e de São Benedito, entre os dias 18 e 20/1.
Para os moradores de Vila Velha, a queima de fogos está mantida. Mas os shows e outras atrações que estavam sendo programadas nos municípios foram canceladas. No entanto, a prefeitura disse em toda que o Comitê Covid está acompanhando a Matriz de Risco do governo do Estado. “Se mantivermos o níveis atuais ou baixarmos para a faixa azul, se mantém. Caso contrário será revisto”, escreveu em nota.
Em Vila Velha, onze balsas serão instaladas entre a Praia da Costa e Itaparica e outros três pontos fixos: Barra do Jucu, Praia dos Recifes e Ponta da Fruta. Os fogos serão apenas luminosos, sem efeitos sonoros, para preservar a saúde das pessoas com espectro autista e pets.
A Prefeitura de Cariacica também cancelou a queima de fogos que aconteceria no Ano Novo. O cancelamento foi divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica (Semdec) no início da noite desta terça-feira (28).
