Cult
Rede Capixaba inaugura projeto de lives nesta semana
O intuito do projeto é arrecadar fundos para os artistas locais, que perderam a fonte de renda durante a pandemia da covid-19. Confira a programação

244/Club virou referência na noite da capital. Foto: Reprodução/Savio Heringer
Representantes do jazz e da MPB que têm destaque no Espírito Santo vão somar forças para dar origem ao projeto “Espírito Som”, cuja estreia está marcada para esta quinta-feira (13), às 18h50, em uma transmissão ao vivo na TV Capixaba – aberta por satélite para todo o estado –, nas redes sociais, youtube e no portal ES360. A ação é fruto da parceria entre o pub 244/Club, em Vitória, e a Rede Capixaba de Comunicação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Serão quatro lives apresentadas todas as quintas-feiras, no mesmo horário, até o dia 3 de setembro. O intuito do projeto é arrecadar fundos para os artistas locais, que perderam a fonte de renda durante a pandemia da covid-19 e continuam sofrendo com uma crise no setor do entretenimento.
A primeira apresentação será da capixaba Márcia Chagas, com o show “Grito de Alerta”, em homenagem à cantora Maria Bethânia. No palco, ela será acompanhada pelos músicos Roger Bezerra (direção musical e piano), Rafael Pinheiro (bateria), Douglas Vidal (baixo) e Sérgio Rover (sax e flauta) para cantar os grandes sucessos da baiana, como “As Canções Que Você Fez pra Mim”, “Álibi”, “Mel” e outros.
Além das músicas, Márcia também interpretará ao alguns textos de Tarcísio Faustini. Pesquisador e amante da música brasileira, Tarcísio mostra a ligação de Bethânia com o teatro e algumas curiosidades da carreira da cantora. “Tentarei colocar em palavras minha visão sobre essa luz que é a Bethânia. Ao mesmo tempo, também levarei reflexões sobre o que eu acho que é a música, além de histórias de gravações dela com Roberto Carlos, Gonzaguinha e Guilherme Arantes”, adianta Márcia.
Nas próximas semanas, estarão no palco do 244 a banda Finest Hour, com um repertório focado em pop jazz; o Quarteto Crescente, comandado pelo cantor Carlos Papel, que apresentará músicas autorais e grandes sucessos da MPB, além da cantora e produtora Eliane Gonzaga, cujo show será um tributo a Ivan Lins. Todas as lives terão a presença de convidados especiais, revelados para o público apenas na hora da apresentação.
A transmissão será feita dentro do próprio 244/Club, na Praia do Canto, mas sem a presença do público e tomando todas as medidas necessárias de prevenção contra o vírus. Cada apresentação terá 1h30, aproximadamente. Assim que o show parar de ser exibido na televisão, às 19h20, ele continuará sendo no Youtube e Facebook da TV Capixaba e do portal ES360.
O proprietário da casa de shows onde serão feitas as gravações, Helcias Castro, destaca que o evento é de caráter totalmente beneficente. “Acredito que temos artistas que estejam vivendo apenas de lives, pois as casas de show estão todas fechadas. Essa ação é importante para apoiá-los, então faremos um ‘couvert solidário’, visando exclusivamente a manutenção de renda desses músicos”, explica. As doações poderão ser feitas por Piay ou em uma conta corrente que será divulgada durante a live.
Novas apresentações estão previstas para o mês de setembro, mas, segundo Helcias, as atrações serão divulgadas apenas no final de agosto. “Se tudo der certo, faremos uma outra série de apresentações que sigam o mesmo estilo musical, e convidando artistas que vivem de música e precisam subir aos palcos”, afirma.
Confira a programação completa:
13 de agosto – Márcia Chagas e banda em tributo à Maria Bethânia, às 18h50
20 de agosto – Banda Finest Hour, às 18h50
27 de agosto – Quarteto Crescente, às 18h50
03 de setembro – Eliane Gonzaga e banda em Tributo à Ivan Lins, às 18h50
