Dia a dia
Quase 400 mil moradores do ES tiveram contato com coronavírus
Resultado da quarta etapa do inquérito sorológico apontou que 9,6% da população do estado teve contato com o coronavírus. Na Grande Vitória, prevalência é maior, com 11,5% de infectados

Profissionais de saúde vão realizar testagem na população de hoje até sexta-feira. Foto: Sesa
A quarta fase do inquérito sorológico realizado pelo governo do estado apontou que quase 400 mil moradores do Espírito Santo contraíram a covid-19. O estudo identificou que 386.193 pessoas já tiveram contato com o coronavírus, um aumento de 30% em relação à terceira fase, que apontou 295.773 capixabas com a covid-19.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em todo o estado, a pesquisa que realizou testes em residências em municípios da Grande Vitória e do interior apontou que 9,6% de moradores do estado tiveram contato com o coronavírus. A prevalência na Grande Vitória é maior: 11,5%. No interior está em 4,4%.
Após a realização de quatro etapas, o número de infectados no Espírito Santo saiu de 84 mil para 386 mil pessoas que tiveram contato com o coronavírus. Foram realizados 26.265 testes nas quatro etapas. O maior crescimento percentual entre as etapas foi da primeira para a segunda, quando o número de pessoas infectadas subiu 144%.
Mesmo com a queda no índice de crescimento da doença entre as etapas, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, destacou que a tendência ainda é de aumento de casos, mas o que tem ocorrido é a desaceleração da velocidade do crescimento da covid-19.
O perfil demográfico na quarta etapa se manteve, tendo a maioria das pessoas infectadas sendo do sexo feminino e na faixa de 21 a 40 anos e de 41 a 60 anos. A pesquisa identificou também, assim como em fases anteriores, que a prevalência da doença continua maior entre pretos e pardos e também em domicílios com 4 moradores ou mais.
Assintomáticos são 30%
Após a realização das quatro etapas do inquérito sorológico, a Sesa (Secretaria de estado da Saúde) identificou que 30% dos infectados pelo novo coronavírus foram assintomáticos. Além disso, o sintoma mais frequente apresentado foi a perda do olfato, seguido pela tosse, fadiga e dor muscular. E das pessoas que tiveram sintomas, 36% procuraram o serviço de saúde.
