Dia a dia
Publicitário do ES apaixonado por velocidade vai ao GP do Brasil de F1
O evento principal acontece no domingo, às 13h30; mas a partir de sexta-feira a TV Capixaba transmite o treino e a corrida de classificação

Paulo e Pedro antes da primeira vitória oficial do pequeno nas competições de kart. Foto: arquivo pessoal
Neste final de semana não vai faltar adrenalina na tela da TV Capixaba. Reserve seu lugar no sofá e prepare os aperitivos porque está chegando o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. O evento começa logo na sexta-feira (12), às 15h30, com o treino classificatório da competição. No dia seguinte (13), às 16h, acontece a Sprint Race, corrida curta que definirá as posições do grid de largada, uma das principais novidades da temporada 2021. E no domingo, às 13h30, é a hora da tão esperada corrida, com transmissão ao vivo da Band, direto do Autódromo de Interlagos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para os amantes do esporte, a Fórmula 1 é um dos principais eventos do calendário automobilístico. E perder uma oportunidade de assistir Max Verstappen, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da Mercedes, disputando a liderança do torneio não é um opção para quem carrega na veia o DNA da velocidade, como o publicitário Paulo Sérgio Herédia de Sá, 55 anos. Carioca, mas capixaba de coração, Paulo vive em Rio Novo do Sul, e já viu nomes de lendas como Nelson Piquet, Alain Prost e ninguém menos que Ayrton Senna.
“Desde os 15 anos sempre gostei de velocidade. Naquela época, ainda morava no Rio e de vez em quando ia até o Autódromo de Jacarepaguá para assistir os treinos livres. Uma cena, inclusive, me marcou muito. Em um desses treinos, ava um carro muito barulhento na curva e ele não parava no box. Quando cheguei em casa, descobri que aquele piloto era o Senna, estreante Toleman”, recorda o publicitário.

Clara se preparando para entrar na pista. Foto: arquivo pessoal
Talvez por este momento, íntimo apenas para aqueles que tiveram a chance de ver uma estrela nascer, Paulo foi para as pistas e viveu a adrenalina da velocidade em competições de kart amador. A paixão, inclusive, foi ada para os dois filhos, Clara Peçanha Herédia de Sá, de 18 anos, e Pedro Peçanha Herédia de Sá, de 16 anos.
“Clara adora pilotar, inclusive chegou a ser convidada para correr no Campeonato Estadual de Kart. Acontece que ela ou em medicina e decidiu se dedicar aos estudos. Já o Pedro começou a correr aos 12 anos. Estreou oficialmente em 2018, aos 13, e foi campeão do torneio capixaba. Ele suspendeu os treinos durante a pandemia, mas volta para as pistas no próximo ano e em 2023 retoma as competições oficiais”, conta Paulo, orgulhoso.
Mas convenhamos, poderia ser de outra forma? Afinal de contas, para um amante da velocidade as corridas são assim, vividas intensamente. “Apesar de ter assistido a alguns treinos na infância, essa vai ser a minha primeira corrida de Fórmula 1. É a primeira que não tenho compromissos inadiáveis e depois de tanto tempo afastado das pistas pela pandemia, não poderia perder essa oportunidade. Inclusive, Clara viaja comigo e vamos aproveitar esse momento juntos”, afirma Paulo.
Rivalidade na pista

Hamiltos vs Verstappen após corrida no México. Foto: F1
E não são apenas os fãs da Fórmula 1 que se emocionam com o Grande Prêmio de São Paulo. Nesta quarta-feira (10), em participação no programa Jogo Aberto, a repórter Mariana Becker, da Band, comentou sobre a expectativa dos próprios pilotos em relação ao Autódromo de Interlagos. “É como jogar em um estádio como Maracanã, no Rio de Janeiro, e a Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina. Os caras estão super animados”.
E como estão. Com 312,5 pontos, Max Verstappen lidera a competição, seguido por Lewis Hamilton, com 293,5 pontos. Entre as montadoras, o ranking é o inverso. A Mercedes, do inglês sete vezes campeão da F1, encabeça a lista com 478,5 pontos, e logo atrás, com exato um ponto a menos está a Red Bull, do holandês arquirrival de Hamilton.
“É difícil escolher entre eles, impossível não irar os dois, ambos são grandes pilotos. Portanto, se o título for para qualquer um deles, será muito bem entregue. Vou para Interlagos sabendo que um dos dois será o campeão da temporada 2021 e eu estarei ali, testemunhando isso”, comemorou publicitário.
Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1
Quando:
• Sexta-feira, dia 12
Treino classificatório, às 15h30.
• Sábado, dia 13
Sprint Race, corrida de classificação, às 16h.
• Domingo, dia 14
Corrida oficial, às 13h30.
Transmissão: ao vivo na tela da TV Capixaba/Band
