Dia a dia
Profissional da saúde no ES será proibido de trabalhar se não tomar vacina
Portaria assinada pelo secretário Nésio Fernandes foi publicada nesta segunda-feira (1°) e se estende também a prestadores de serviços
Os profissionais de saúde que atuam na rede estadual poderão ser impedidos de trabalhar se não estiverem vacinados contra o novo coronavírus. A determinação, assinada pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, foi publicada nesta segunda-feira (1°) no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o texto, a medida é válida para os servidores públicos efetivos, comissionados, temporários, residentes/bolsistas e pessoas jurídicas, prestadoras de serviço.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Pela regra, somente poderão ter o e permanecer nos estabelecimentos de saúde da rede publica estadual, os profissionais de saúde que tiverem sido imunizados, “observada a disponibilidade da vacina, os grupos prioritários e o calendário estadual de vacinação”.
Os profissionais barrados “terão suas faltas registradas e realizados os devidos descontos nos vencimentos/salários/bolsas, sem prejuízo, quando for o caso, da possibilidade de rescisão dos respectivos contratos e da adoção de outras providências itidas pela legislação”.
De acordo com o de Vacinação do Estado, 124.416 trabalhadores de saúde já foram vacinados no Espírito Santo. O número corresponde a 72% da categoria.
