fbpx

Dia a dia

Produção industrial recua 16,7% no Espírito Santo em abril

Dados são de análise do IBGE em relação ao produzido pela indústria em março deste ano. Comparação com o mês de abril de 2019 aponta queda de 23,9%

Publicado

em

Durante o mês de abril, a redução da produção industrial no Espírito Santo em relação ao m%es anterios foi de 16,7%. Ao comparar com a produção de abril de 2019, a queda foi de 23,9%. Em todo o Brasil, o índice de queda foi de 18,8% de março para abril. Os dados são da PIM (Pesquisa Industrial Mensal) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta terça-feira (9). Segundo o IBGE, o resultado é consequência do isolamento social, que afetou a produção industrial por todo o país.

Ao considerar toda a produção de 2020, de janeiro a abril, o Espírito Santo tem a maior queda entre os estados pesquisados. Desde o início do ano, o estado registrou redução de 15,9% da produção, enquanto o país ficou com 8,2% de queda. Analisando os números em relação aos últimos 12 meses, o Espírito Santo também lidera a redução no Brasil, com -17,6% enquanto outros estados tiveram resultado positivo ou queda menos acentuada. O resultado do país foi de -2,9%.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com dados do IBGE, a redução foi maior ao comparar com abril de 2019 nos setores de metalurgia (-36%), fabricação de produtos minerais não-metalúrgicos (-33,1%) e produtos alimentícios (-31,5%). Só o setor de celulose e fabricação registrou aumento de um ano para outro, de 11%.

“Agora podemos ver perfil disseminado de resultados negativos e podemos avaliar o efeito completo do isolamento social pela pandemia da covid-19”, avalia o analista da PIM do IBGE, Bernardo Almeida.

A Findes foi procurada para comentar os dados mas não deu retorno até a publicação desta reportagem.