fbpx

Dia a dia

Prefeito de Iconha pede ajuda do Exército para reconstruir a cidade

O pedido em caráter de “urgência urgentíssima” foi feito por meio de ofício ao governo do estado na tarde desta quarta-feira (22)

Publicado

em

Comércio de Iconha teve muitos prejuízos. Foto: Leitor

Comércio de Iconha teve muitos prejuízos. Foto: Leitor

O prefeito de Iconha, João Paganini (PDT), enviou um ofício ao governo do estado no início da tarde desta quarta-feira (22) pedindo em caráter de “urgência urgentíssima” o apoio do Exército na limpeza e reconstrução do município,  devastado pelas chuvas na última sexta-feira (17).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“O cenário é triste. Iconha acabou. Nós precisamos sim de ajuda. Quem está aqui ajudando não está dando conta. O Exército seria uma ajuda imensa nessa hora”, diz o prefeito em nota publicada no site da prefeitura e nas redes sociais do município.

Na terça-feira (21), durante o anúncio de medidas para reestruturação das cidades, o  governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que desde sábado (18) a Defesa Civil e o Exército estão em contato permanente. O coordenador da Defesa Civil Estadual, André Có, alegou que, junto do Corpo de Bombeiros, está dando as respostas necessárias à população. “Não é necessário (o apoio do Exército) por enquanto. Nesses quatro municípios, a gente está dando conta” afirmou.

O coronel Marcelo Alves, do 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha, também esteve presente na reunião e disse que o Exército está à disposição, caso o estado solicite o apoio formal. “O  canal está aberto”, destacou.

Casagrande também afirmou que o governo federal vem dando apoio ao estado com a presença, por exemplo, de representantes do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e do Ministério da Saúde nas cidades afetadas.