Dia a dia
Poste danificado assusta moradores no Centro de Vila Velha
Registros feitos por moradores mostram o mau estado do poste, chegando a colocar em risco as vidas das pessoas que am pelo local

Poste na avenida Henrique Moscoso, em Vila Velha. Foto: Reprodução
Um poste de iluminação está com a estrutura visivelmente comprometida há alguns dias na avenida Henrique Moscoso, no Centro de Vila Velha, próximo a Farmácia Artymed. A denúncia foi feita no Instagram do Vila Velha News no último sábado (16).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Registros feitos por moradores mostram o mau estado do poste, chegando a colocar em risco as vidas das pessoas que am pelo local.
> Entenda por que os postes viraram um perigo em Vila Velha
O poste em questão é de responsabilidade da EDP, que informou que a situação atual resultou de uma colisão com um veículo, e a sua substituição está programada para ocorrer em até 30 dias.
Ver essa foto no Instagram
POSTES SEM MANUTENÇÃO
No último dia 3, uma empresária de grávida que foi atingida por um pedaço de um poste na orla de Itaparica, em Vila Velha. A mulher teve fratura no crânio e precisou ar por cirurgia para remover os fragmentos de ossos no cérebro e fazer a higienização da área para evitar sequelas.
Após 10 dias internada em um hospital em Vitória, Clesiane de Fátima Viana, de 34 anos, grávida de seis meses, recebeu alta médica no dia 13 de dezembro.
O Conselho Regional de Engenharia (Crea-ES) notificou a Prefeitura de Vila Velha sobre os desgastes nos postes da orla do município. Os técnicos identificaram irregularidades e pedem que o órgão municipal realize vistoria nas estruturas e iniciem de maneira urgente o processo de manutenção para evitar novos acidentes na região.
A Prefeitura de Vila Velha reforça ainda que a iluminação da cidade, em áreas públicas comuns, como orla e parques, é de responsabilidade do consórcio SRE IP Vila Velha, fruto de uma PPP (Parceria Público Privada) vigente desde 2020, pelo prazo de 20 anos.
Desde maio de 2022, o consórcio de empresas vem recebendo notificações da prefeitura apontando a necessidade urgente de substituição de diferentes postes, contendo relatórios fotográficos, incluindo o que atingiu a empresária. A última notificação ocorreu em 23 de novembro deste ano, sem resposta. No dia 4 de dezembro deste ano o consórcio foi novamente notificado.
Por obrigação contratual (item 4.2.1.2), o consórcio deve manter a estrutura dos postes segura, o que não aconteceu. Por isso, o consórcio de empresas acumula multas que superam o valor de milhões. Outra cláusula, prevê pagamento de seguro, em caso de acidente, por parte do consórcio.
A Prefeitura de Vila Velha continua exercendo o papel de fiscalizador do contrato e não descarta novas multas por descumprimento das cláusulas contratuais por ineficiência no serviço prestado e omissão de informações.
O Portal ES360 não conseguiu contato com o consórcio SRE IP Vila Velha.
