fbpx

Dia a dia

PF busca dupla que promovia migração ilegal para os EUA

Os investigados recrutavam pessoas entre o ES e MG para viajar ilegalmente. O “pacote de serviços” custava US$ 30 mil

Publicado

em

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (24) mandado de busca e apreensão em Fundão contra uma dupla que promovia a migração ilegal para os Estados Unidos. De acordo com o órgão, o Espírito Santo é o terceiro maior estado brasileiro em número de detenções na fronteira americana.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No local onde foram realizadas as buscas, os agentes encontraram 10 pessoas, sete adultos e três crianças, que viviam em barracas de camping em condições precárias aguardando a viagem. Todas foram detidas e encaminhadas para a Superintendência da Polícia Federal, em Vila Velha, onde serão ouvidas e liberadas.

Entre os investigados está uma pessoa que já foi indiciada e presa pelo mesmo crime em investigações realizadas pelo Grupo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Polícia Federal no Estado de Minas Gerais.

As pessoas recrutadas pela dupla de investigados viviam em uma barraca dentro de um imóvel em Fundão. Foto: Vinicius Arruda

As pessoas recrutadas pela dupla de investigados viviam em uma barraca dentro de um imóvel em Fundão. Foto: Vinicius Arruda

O recrutamento de pessoas interessadas em realizar a travessia ilegalmente acontecia tanto no Espírito Santo quanto no estado mineiro. A dupla de investigados cobrava até US$ 30 mil pelo “pacote serviço” que garantiria a chegada em solo americano, ando pela fronteira do México.

“Em Fundão, a dupla estabeleceu um verdadeiro entreposto de espera, um local onde aguardavam pela preparação de documentos, compra de agens e demais arranjos necessários para a entrada irregular nos EUA”, disse em nota a Polícia Federal.

Segundo órgão, os investigados poderão responder pela prática do delito de promoção de migração ilegal com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.

ES é o terceiro estado em número de migrantes ilegais

O número de brasileiros tentando ingressar ilegalmente nos estados Unidos disparou neste ano. Estima-se que 150 brasileiro sejam detidos diariamente pelas agências policiais americanas. Em 2020, foram registradas 7.014 apreensões de brasileiros. Neste ano, até julho, o número saltou para 30.508 casos. De acordo com o órgão, os capixabas compõem o terceiro maior grupo nesse universo de detidos, atrás somente de Minas Gerais e Rondônia.

Em nota, a Polícia Federal alerta que apesar da mudança no governo americano com a eleição do presidente Joe Biden, as regras migratórias americanas não foram flexibilizadas e a travessia ilegal pela fronteira mexicana, além de cara, é perigosa e traz riscos inúmeros às pessoas.

“As organizações criminosas dedicadas a esta atividade não têm nada a perder. Há inúmeros relatos de agressão, estupros, furtos e até mesmo abandono dessas pessoas no deserto americano. No começo deste mês, o corpo de uma brasileira de 49 anos foi encontrado durante uma patrulha de agentes norte-americanos em uma área desértica no Novo México, nos Estados Unidos”, destacou o órgão.