Dia a dia
Pesquisadores estimam que casos de covid-19 chegam a 53 mil no ES
Estudo estabelece uma proporção: a cada pessoa testada, outras nove também estão com o vírus, mas não tiveram a doença contabilizada pelos órgãos públicos
O Espírito Santo já tem mais de seis mil casos confirmados de covid-19, mas, assim como ocorre no restante do país, esse dado está subnotificado (por conta da falta de testes) e o número de pessoas infectadas pode ser bem maior. Pesquisadores estimam que existam 53 mil casos de novo coronavírus no estado. Os cálculos levaram em consideração dados disponíveis até a última quinta-feira (14). Segundo o estudo, para cada pessoa com caso confirmado no Espírito Santo existem outras nove portadoras do vírus. Mas esses portadores não entram nas estatísticas dos órgãos públicos, tanto pelo fato de não terem sido testados como por não apresentarem sintomas.
Em Vitória, os mil casos confirmados sobem para 10 mil quando são incluídas os casos ainda não notificados. O levantamento é do Portal Covid-19 Brasil, que reúne cientistas das mais diversas instituições nacionais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o especialista em modelagem computacional Domingos Alves, da Faculdade de Medicina de Riberão Preto, da USP (Universidade de São Paulo), integrante do portal, a estimativa do número de casos totais é feita tendo como base cálculos matemáticos que levam em consideração a taxa de letalidade dos casos da Coreia do Sul, país que mais conseguiu aplicar testes em massa e, portanto, representa uma taxa de casos mais próximo da realidade
Um gráfico elaborado pelos pesquisadores mostra a situação atual estimada da população infectada pelo covid-19 (em vermelho) e compara com os casos notificados, mostrando a discrepância entre o real cenário brasileiro de pessoas infectadas e os dados oficiais.

Gráfico elaborado por pesquisadores da USP mostra curva incluindo casos subnotificados (em pontilhado vermelho)
Jovens
Os especialistas também distribuíram os casos de acordo com as faixas etárias. E aí surgiu a confirmação de uma característica do comportamento da doença no Brasil: diferentemente do ocorrido em outros países, onde o maior número de casos atinge e atingiu os idosos, no Espírito Santo, a maior parte dos infectados é formada por pessoas com menos de 60 anos, com maior concentração entre 30 e 39 anos. Segundo a estimativa, o estado tem 8.905 contaminados por covid-19 nessa faixa etária. A segunda maior é entre 20 e 29, com 8.363 casos.

Casos distribuídos por faixa etária me pesquisa
Óbitos
O estudo também avalia, a partir dos casos contabilizados, o crescimento dos números de mortes. Os pesquisadores apontam que no dia 24 de maio, o Espírito Santo terá no total 495 mortes registradas e 9.633 casos confirmados por testes laboratoriais. Ou seja, em 10 dias os casos vão quase dobrar, visto que até na quinta-feira o estado tinha registrado 296 mortes por covid-19.
A Secretaria da Saúde informa que, no Espírito Santo, o sistema E-SUS VS permite que as unidades de saúde, tanto públicas como privadas, notifiquem os casos confirmados e suspeitos em tempo real, reduzindo as chances de casos não notificados. A Sesa também afirma que os dados se tornarão mais preciso com o Inquérito Sorológico, que teve início na última quarta-feira (13). Trata-se de uma campanha de testagem da população para detecção de anticorpos. Com ele, afirma a secretaria, o Espírito Santo terá uma fotografia da situação epidemiológica no estado, já que os testes vão verificar se a pessoa entrou ou não entrou em contato com o coronavírus. Esses dados devem contribuir no planejamento das ações de combate à covid-19.
