fbpx

Dia a dia

Para secretário de Saúde, casos de coronavírus podem crescer no ES

‘Se no Espírito Santo tivermos a mesma proporção de casos de Hubei, teríamos 4 mil casos em cerca de 60, 90 dias’, disse o secretário de saúde em coletiva

Publicado

em

Coronavírus: o que pode e o que não pode durante um isolamento domiciliar. Foto: Gerd Altmann/Pixabay 

Coronavírus. Foto: Gerd Altmann/Pixabay

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Uma análise do secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, aponta que se a doença atingir a mesma proporção como na região de Hubei, na China, o estado pode registrar 4 mil casos confirmados em 60 ou 90 dias. Atualmente, só há um caso confirmado em Vila Velha, onde a paciente foi curada e já saiu do isolamento. O segundo caso confirmado já não se encontra em solo capixaba. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) aponta que até a tarde desta sexta-feira (13) são 48 casos descartados e 39 em investigação.  “Há uma previsibilidade do comportamento da doença, que nos próximos meses ará a ter uma curva de crescimento rápida. Se no Espírito Santo tivermos a mesma proporção de casos registrados em Hubei, teríamos 4 mil casos em cerca de 60, 90 dias”, afirmou Nésio.

> Espírito Santo vai decretar emergência por covid-19 nesta segunda-feira (16)

Em coletiva, o secretário de saúde explicou que nos próximos meses a curva de crescimento do contágio por aumentar e atingir um número de 4 mil pessoas infectadas nos próximos dois ou três meses, sendo que a previsão é de que, dentro desse cenário, 15% seriam pacientes graves e cerca de 3% de pacientes críticos.

“Mas a situação do vírus no Brasil não se assemelha a da China e Itália. Até o momento, há 100 casos confirmados e 85% dos pacientes não tem desenvolvido complicações. Apenas uma pessoa ficou em estado grave. Esse é um bom teste para prepararmos nossa rede assistencial e garantir que o sistema possa atender as necessidades que possam ocorrer nas próximas semanas ou meses”, frisa o secretário.

Leitos para o atendimento

O governo do estado anunciou ainda nesta sexta-feira (13) que há masi de 140 leitos reservados e isolados em hospitais da região metropolitana preparados para o atendimento a pacientes com sintomas agravados. Na Serra, são 24 no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. As obras no Hospital Dório Silva, também no município, já começaram, onde terão 36 leitos reservados em UTI, 14 leitos isolados e 15 semi-intensivos.

> Saiba tudo sobre o novo coronavírus e a doença que ele provoca

O Hospital Estadual de Vila Velha conta com 30 leitos preparados para isolamento. Em Cariacica, o Heac (Hospital Estadual de Atenção Clínica) vai receber ampliação de 40 leitos para atender diversas demandas e desafogar o sistema dos demais hospitais que estarão disponíveis também para o coronavírus em caso de necessidade.