Dia a dia
PAC financiará corredor exclusivo e ciclovia entre terminal e aquaviário
O anúncio da inclusão das obras no PAC para o município de Vila Velha foi feito pelo Ministério das Cidades em um portaria publicada no dia 27

Com dinheiro do PAC, a prefeitura vai fazer corredor exclusivo para ônibus até a Lindenberg. Foro: Divulgação
O município de Vila Velha terá grandes obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) caso a inclusão delas sejam de fato confirmadas pelo Governo Federal.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A inclusão foi anunciada no fim do mês ado. Se confirmadas, o município terá investimento de R$ 143 milhões para executar obras do corredor exclusivo para ônibus e também uma ciclovia.
De acordo com a prefeitura, o corredor terá 7,5 quilômetros e vai ligar a Avenida Carioca, na saída da Terceira Ponte, ando pelo Terminal de Vila Velha até a avenida Carlos Lindenberg.
Já a ciclovia, o projeto prevê uma ligação do Terminal de Vila Velha até a estação do aquaviário, na Prainha.
Apesar de terem sido incluídas no programa, o dinheiro ainda não está oficialmente liberado. A prefeitura ainda precisa contratar a empresa para desenvolver o projeto executivo e, a partir daí, estabelecer prazos para início e conclusão.
PAC e mais estações
O PAC vai financiar também cinco novas estações do aquaviário na Grande Vitória. O anúncio foi feito pelo governador do estado, Renato Casagrande, na semana ada.
O Espírito Santo vai receber R$ 30 milhões para a construção. Estão previstos novos pontos de embarque e desembarque em Vitória, Vila Velha e Cariacica.
As novas estações do Aquaviário serão implantadas na Rodoviária de Vitória, no Centro da Capital, na altura da Praça Pio XII, e próximo ao antigo Terminal Dom Bosco. Em Vila Velha, a estação será na altura do Museu da Vale, e em Cariacica, na nova Orla de Porto de Santana.
