fbpx

Dia a dia

PA da Glória, em Vila Velha, amanhece lotado nesta segunda

Usuário do SUS relatou aglomeração e portas fechadas durante a espera pelo atendimento. “É gente tossindo para todo lado”

Publicado

em

PA da Glória, em Vila Velha, amanhece lotado nesta segunda-feira. Foto: Arquivo pessoal

PA da Glória, em Vila Velha, amanhece lotado nesta segunda-feira. Foto: Ouvinte BandNews Espírito Santo

O Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha, amanheceu lotado nesta segunda-feira (17). Segundo a denúncia de uma usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), as filas se estendiam tanto pelos corredores da triagem quanto do lado de fora da unidade.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Estou desde as 8h com minha mãe de 79 anos na luta para ar pelo médico. Ela está com sintomas gripais desde a semana ada, não consegue se alimentar desde sexta-feira por causa de dor na garganta. Minha primeira tentativa foi no Pronto Atendimento do Ibes, mas quando chegamos já tinha acabado as senhas de atendimento. De lá, vim para o PA da Glória, por volta das 8h40. A unidade está lotada, tudo aglomerado, um paciente em cima do outro, todos tossindo, com febre só para ar pela triagem”, relatou a ouvinte da rádio BandNews FM.

Ainda de acordo com a denúncia, muita gente aguardava para ser atendido em pé ou no chão já sem forças. Outra preocupação é com relação às aglomerações dentro da unidade. “É gente tossindo para todo lado, tudo aglomerado e o segurança não deixa abrir as portas”.

Por fim, o atendimento da idosa ocorreu apenas às 10h45. Ainda assim, ela não foi liberada para deixar a unidade sequer para tomar ar fresco.

“Foi solicitado alguns exames e agendaram o resultado para as 13h20. Porém, não me permitiram sair do Pronto Atendimento. Alegaram que se eu sair, ela vai perder a vez e eu terei que ar pelo médico de novo. Como fico com uma idosa de 79 anos, com pressão alta, sem conseguir se alimentar, dentro desse caos com as pessoas tossindo em cima da gente?”, indagou a usuária do SUS.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Vila Velha afirma que atuou nesta segunda-feira com o quadro de médicos completo no Pronto Atendimento da Glória, sendo oito clínicos, um médico de emergência, um cirurgião geral e três pediatras.

Disse também que a unidade está com uma alta demanda de pacientes de síndrome respiratória e que pela manhã foram recebidos, em média, 60 pacientes por hora.