Dia a dia
Outubro no Brasil terá mais ondas de calor?
A presença marcante do fenômeno El Niño tem contribuído para uma onda de calor intensa que se estendeu por quase duas semanas

Pôr do Sol no Morro do Moreno, em Vila Velha. Foto: Reprodução/Instagram
O mês de setembro marca o início da primavera no Brasil, trazendo consigo um aumento natural das temperaturas e o retorno do período de chuvas regulares. No entanto, este ano, a presença marcante do fenômeno El Niño tem contribuído para uma onda de calor intensa que se estendeu por quase duas semanas, levando as temperaturas a níveis extremos, muito acima da média.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
NOVAS ONDAS DE CALOR
O cenário aponta para a probabilidade de novas ondas de calor, especialmente ao longo do mês de outubro. A previsão indica a persistência de sistemas de alta pressão atmosférica sobre o Brasil, o que limita a formação de nuvens de chuva. Esse padrão tende a gerar novos bloqueios atmosféricos e, consequentemente, novas ondas de calor.
> Nova frente fria avança sobre o estado. Será que vai refrescar?
Segundo o Cliamtempo, outubro é, naturalmente, um mês mais quente em grande parte do Brasil, potencialmente ultraando até mesmo as temperaturas registradas na última onda de calor da segunda semana de setembro.
PRIMAVERA ESCALDANTE
O Climatempo pontua que a primavera de 2023 se destaca pela influência do fenômeno El Niño. As alterações na circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera modificam o trajeto normal das frentes frias sobre a América do Sul. Isso dificulta a interação do ar quente com o ar frio de origem polar, que eventualmente poderia chegar ao Brasil junto com as frentes frias.
“O El Niño também reduz a frequência das chuvas, contribuindo para manter as temperaturas mais elevadas do que o habitual sobre o Brasil. É importante lembrar que chuva e nebulosidade desempenham papéis essenciais na regulação da temperatura diária. Menos nuvens e chuvas resultam em mais horas de sol intenso e calor”, explica o Climatempo.
VERÃO DE 2024
A primavera de 2023 se desenvolve sob a influência de um El Niño de forte intensidade, que é previsto para perdurar também durante o verão. Este padrão se encontra em um contexto global de aquecimento e com oceanos apresentando temperaturas acima da média. Adicionalmente, o aquecimento anômalo no oceano Atlântico Norte observado em 2023 também exerce uma influência direta no clima do Brasil.
