Dia a dia
Operação Violeta: dois asilos são interditados na Serra
Duas instituições, na Serra, estavam irregulares e foram interditadas pela Vigilância Sanitária por falta de documentação, segundo a delegada

Foto: Freepik
Duas instituições de longa permanência de idosos foram interditadas na Serra durante a Operação Violeta realizada pela Polícia Civil. A ação, conduzida pela Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI), teve como objetivo investigar denúncias de maus-tratos, negligência, abuso financeiro e lesão corporal em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) nos municípios da Serra, Cariacica e Vila Velha.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A titular da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI), delegada Milena Gireli, explicou que uma das atribuições da unidade é contribuir para a fiscalização de instituições governamentais e não governamentais de saúde e instituições de longa permanência.
Durante a ação, foram apuradas as dez denúncias recebidas na Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, de maus-tratos, negligência, abuso financeiro e lesão corporal em Instituições de Longa Permanência, sendo quatro na Serra, duas em Cariacica e quatro em Vila Velha.
“Nenhum desses crimes foi verificado nessas instituições. As pessoas estão bem, mas verificamos que duas instituições, na Serra, estavam irregulares e foram interditadas pela Vigilância Sanitária por falta de documentação, até que a documentação seja regularizada. Os idosos serão encaminhados para uma instituição adequada. Em outras duas instituições, em Cariacica, foram localizados medicamentos vencidos e a Vigilância Sanitária tomou as medidas cabíveis”, contou a delegada Milena Gireli.
Ela informou ainda que essas operações, além da fiscalização, são importantes para mostrar para a população que a Polícia Civil e outras instituições estão atentas às pessoas idosas e às denúncias feitas.
“Procuramos, cada vez mais, o melhor para a pessoa idosa. Destacamos que as pessoas devem denunciar qualquer violência cometida contra a pessoa idosa e não serem omissas. Procurem a PCES ou as instituições responsáveis e, se quiser fazer a denúncia de forma anônima, podem optar pelo Disque-Denúncia 181”, ressaltou Milena Gireli.
A titular da DEPPI também agradeceu o apoio para que pudesse mostrar o trabalho da unidade e se colocou à disposição “Ao trabalharmos juntos, é possível tentar um mundo melhor para os nossos idosos”, disse.
