fbpx

Dia a dia

Obra de edifício que caiu em Vitória já tinha sido autuada pelo Crea-ES

A equipe de profissionais visitou, na manhã desta segunda-feira (26), o local do prédio que desabou durante obras de demolição

Publicado

em

Prédio desaba no Centro de Vitória. Foto: Reprodução/WhatsApp

A obra do edifício na avenida Jerônimo Monteiro, Centro de Vitória, que desabou na manhã do último domingo (25), não tinha engenheiro responsável, segundo constataram engenheiros especialistas e fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). A equipe de profissionais visitou, na manhã desta segunda-feira (26), o local do prédio que desabou durante obras de demolição.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Constatamos que não existia profissional responsável e sequer um projeto registrado no Crea-ES. Fizemos toda a análise multidisciplinar e constatamos também o risco de queda iminente da fachada com a marquise de um dos imóveis. No outro imóvel, identificamos também alguns pontos que precisam de uma atenção especial”, disse o gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES Eng. Civil, Ambiental e de Segurança do Trabalho Giuliano Battisti.

Ainda segundo Battisti, o Crea-ES havia realizado preventivamente uma vistoria no local e autuado os responsáveis pela obra por constatar que não existia profissional legalmente habilitado. O conselho já acionou os órgãos competentes para que medidas cabíveis sejam tomadas.

“Aproveitamos esse momento para orientar empresários, comerciantes e a população em geral, que sempre que for realizar uma obra ou serviço de engenharia, que contrate um profissional habilitado, para que evite riscos tais quais o que aconteceu e que poderia ter levado pessoas a óbito”, comentou Battisti.

DESABAMENTO DURANTE DEMOLIÇÃO

Parte de um edifício, que estava em processo de demolição, caiu sobre a avenida Jerônimo Monteiro. O prédio já estava em processo de demolição desde a semana ada. Um trabalhador teve ferimentos na mão e foi socorrido por colegas.

Veículos usados na demolição foram atingidos pelo concreto e parte da estrutura foi parar no meio da rua. Uma retroescavadeira utilizada na demolição ficou parada no meio da avenida após o acidente.