Dia a dia
O que esperar do clima no mês de abril? Veja a previsão
Até o mês de junho, espera-se que toda a faixa equatorial do Pacífico esteja mais quente do que a média histórica

Orla de Camburi, em Vitória. Foto: Patricia Battestin
Abril é o mês do ano em que o padrão de temperatura é o menos extremado entre todos os meses do ano. Mas, será que o Espírito Santo terá predomínio de dias mais agradáveis? Segundo o Climatempo, abril vai transcorrer sob condição oficialmente de neutralidade no Oceano Pacífico após três anos com La Niña, mas no Pacífico Leste já se instala um evento de El Niño costeiro com enorme aquecimento das águas nos litorais do Peru e do Equador.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Até o mês de junho, espera-se que toda a faixa equatorial do Pacífico esteja mais quente do que a média histórica. O El Niño segue no decorrer de todo o segundo semestre de 2023, influenciando nas condições do inverno, primavera e início do próximo verão. “Seus principais efeitos são o aumento das chuvas no Sul do país, com maior propensão a formação de temporais, e diminuição das chuvas sobre o Norte e Nordeste. As temperaturas tendem a ficar mais altas em todas as regiões”, explicou o Climatempo.
O QUE ESPERAR NO ES?
Ao longo de abril, a chuva diminui gradualmente sobre todo o Sudeste. No entanto, no Espírito Santo as chuvas ainda ocorrem pancadas na primeira quinzena, diminuindo no final do mês. A temperatura e a chuva ficam um pouco acima da média.
Algumas frentes frias devem ar pelo litoral do Espírito Santo na segunda quinzena de abril, provocando quedas de temperatura, mas o frio não será intenso.
VEJA A PREVISÃO PARA ESTA SEMANA
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta terça-feira (4), a umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuva fraca na madrugada e manhã, no trecho entre a Grande Vitória e parte do Sul, com tendência de tempo aberto nos demais horários. Não há previsão de chuva nas demais áreas do estado e o vento sopra com até moderada intensidade no litoral. Na Grande Vitória, a mínima será de 20ºC e a máxima de 30ºC.
Na quarta-feira (5), a umidade vinda do mar provoca chuva rápida em alguns momentos do dia por toda a metade sul capixaba, na Grande Vitória e no Nordeste. Não há previsão de chuva nas demais áreas do estado. A intensidade do vento diminui pelo trecho litorâneo. Na Grande Vitória, a temperatura varia entre 22ºC e 31ºC.
Na quinta-feira (6), a umidade trazida pelos ventos costeiros continua provocando chuva rápida em alguns momentos do dia por toda a metade sul capixaba, na Grande Vitória e na região Nordeste. Há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas à tarde nas proximidades do Caparaó. Não há previsão de chuva nas demais áreas do estado. A intensidade do vento diminui pelo trecho litorâneo.
Na sexta-feira (7), Feriado de Sexta-feira Santa, a previsão é de chuva rápida na madrugada e manhã no trecho litorâneo e na Grande Vitória, com tendência de tempo aberto nos demais horários. A partir da tarde, possiblidade de pancadas de chuva com trovoadas em trechos das regiões Sul e Serrana. Não há expectativa de chuva nas demais áreas.
