fbpx

Dia a dia

Número de MEIs aumenta no Espírito Santo desde início da pandemia

Espírito Santo registra 7 mil novos microempreendedores individuais de março da maio, durante o período da pandemia do coronavírus. No Brasil, número apresentam queda

Publicado

em

Mesmo com a crise econômica provocada pela covid-19, o Espírito Santo teve aumento no número de novos microempreendedores individuais (MEIs). Em dois meses, de março a maio, foram 7 mil novos registros, segundo dados do Portal do Empreendedor.

Informações de 31 de maio mostram um número total de 260.630 microempreendedores no Espírito Santo, contra 253.635 em 31 de março, época de início da pandemia. Durante o mesmo período do ano ado, o aumento foi de 6.176 MEIs, evolução menor quando comparada a 2020. “Os números mostram que as pessoas estão procurando alternativas para sobreviver à crise. Novos empreendedores estão abrindo seus negócios durante a pandemia. Essa crescente vem numa época em que normalmente há queda nos outros anos”, aponta a analista do Sebrae/ES, Renata Braga.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o Sebrae, o aumento de quase 7 mil MEIs desde o final de março, reforça que, apesar dos impactos negativos na economia por causa do avanço da Covid-19, a formalização como microempreendedor individual continua sendo uma alternativa para geração de renda durante a crise, principalmente para aquelas pessoas que buscam driblar a falta de emprego e sair da economia paralela.

O Espírito Santo vai na contramão do Brasil, que traz números em queda. Até a primeira quinzena de março de 2020, foi registrada uma tendência de alta no Brasil. As cinco primeiras quinzenas de 2020 apresentaram uma média de 107.861 novos MEIs. Desde então, por força do impacto econômico da pandemia e do isolamento social, esse número vem caindo, chegando a 43.273 novos MEIs na segunda quinzena de abril. Uma queda de 51% em relação à média de registros verificada em 2019.