Dia a dia
Nova carteira de identidade deve ser emitida no estado só em 2023
De acordo com informações da polícia civil do Espírito Santo, as primeiras tiragens do documento começam em março do ano que vem

Nova Carteira de Identidade Nacional. Foto: Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul
A nova carteira de identidade já pode ser emitida em todo solo nacional, mas no Espírito Santo o documento só deve ser impresso em março de 2023.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a Polícia Civil, algumas adequações serão feitas até o período para a emissão do novo modelo de Carteira de Identidade. O documento novo adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (F) como “registro geral, único e válido para todo o país”.
A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.
A nova versão do documento de identificação também serve como documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em aportes. Porém, até o momento, só é possível viajar para países pertencentes ao bloco econômico Mercosul.
O novo Registro Geral (RG) terá validade de dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. Conforme o Decreto Federal, as Carteiras de Identidade expedidas de acordo com os padrões anteriores permanecerão válidas pelo prazo de dez anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.
