fbpx

Dia a dia

Mutirão gratuito de tratamento de dor será realizado em Vitória

50 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão atendidos por médicos especialistas de várias regiões do país na Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Publicado

em

Dor no joelho. Foto: FreePik

Dor no joelho. Foto: FreePik

O Expedicionários da Dor vão promover o primeiro mutirão de tratamento de dor no Espírito Santo. 50 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão atendidos por médicos especialistas de várias regiões do país na Santa Casa de Misericórdia de Vitória. A ação filantrópica acontece nos dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O médico Ramon D’Angelo Dias, especialista em dor crônica e responsável pelo Serviço de Algologia (Medicina da Dor) da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, comenta que são esperados de 25 a 30 médicos especialistas de todas as regiões do país ligados ao “Expedicionários da Dor”. Eles virão ao Espírito Santo para a ação filantrópica.

“Em condições rotineiras não conseguimos fazer certos procedimentos via SUS. Esses que precisam de materiais especiais, que não são disponibilizados, como as agulhas de rizotomia. Em eventos como esse, conseguimos a doação de empresas, o que nos permite beneficiar pacientes do SUS com um tratamento que estava disponível apenas na rede particular ou por convênio”, comenta o médico.

A dor é um problema de saúde pública e deve ser encarada como tal. Estudos apontam que de 38% a 42% dos brasileiros sofrem de dores crônicas. E isso impacta significativamente na qualidade de vida destas pessoas. O “Expedicionários da Dor” encontraram nos mutirões uma forma de atuar amenizando o sofrimento desses pacientes.

São pacientes em atendimento no ambulatório da Santa Casa. Eles já estão com exames e todo o processo encaminhado para que possam receber esse conforto mais duradouro por meio do tratamento que será feito como a rizotomia.

Esse evento só é possível porque o Caminho sem Dor reúne profissionais de todos os estados dispostos a doar seu tempo e trabalho para o atendimento desses pacientes. O primeiro mutirão foi realizado em João Pessoa (PA).