fbpx

Dia a dia

Música, cultura e devoção na programação noturna na Festa da Penha

Evento será realizado entre os dias 9 e 17 de abril e vai contar com sete romarias e 48 missas ao longo da comemoração

Publicado

em

Festa da Penha 2022. Foto: Reprodução

Apresentação da Orquestra Acadêmica do Ifes; bênção de casais com o cantor e missionário Dunga; oração e música com mães com a participação da missionária e cantora da Comunidade Canção Nova, Salette Ferreira; show com padres entoando sucessos seculares e religiosos; e muito mais. Quem for conferir a programação noturna da Festa da Penha 2023 deverá se emocionar com atrações de fé e cultura divulgadas na última quinta-feira (16) pela comissão organizadora do evento, que acontece entre os dias 9 e 17 de abril.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Uma das atividades será a já aguardada Bênção dos Casais, a ser realizada no Campinho do Convento da Penha, na terça-feira, dia 11, com apresentação confirmada do cantor e missionário Dunga, que estará acompanhado do padre Renato Criste, em um momento que mistura música e orações pelos casais.

Já na Igreja do Rosário, no Parque da Prainha, haverá o Concerto Ave Marias e Canções Marianas da Catedral Metropolitana de Vitória, numa apresentação de cerca de 40 pessoas comandadas pelo regente Márcio Neiva. Será na segunda-feira, dia 10, às 19h30. “Selecionamos 12 canções muito bonitas num repertório que estamos estreando para a Festa”, adianta o regente.

No quarto dia do evento, quarta-feira (12), também às 19h30, no Campinho do Convento, haverá a noite oracional pelos filhos, com padre Gudialace Silva, da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Cobilândia; a missionária e cantora da Comunidade Canção Nova, Salette Ferreira; Angela Abdo, do movimento Mães que Oram, e grupos Amo Vox e Banda Adventus.

A fundadora e coordenadora geral do movimento Mães que Oram, Angela Abdo, destaca que a apresentação foi dividida em três partes, sempre alternando oração e músicas voltadas para a autoridade espiritual das mães sobre seus filhos. “Quando as mães são evangelizadas e assumem autoridade espiritual conseguem lutar e espantar as coisas ruins que possam acontecer com seus filhos”, acredita.

“Maria é a nossa mãe. E como mãe, ela sabe como falar ao coração de tantas mães que sofrem com diversas dores nos dias atuais. Estaremos juntos, nesse dia, pedindo à Mãe das mães que interceda por todas as mulheres que padecem com o calvário dos seus próprios filhos. Como Nossa Senhora viveu a alegria da ressurreição, que essa alegria chegue ao coração de todas aquelas que hoje se assemelham muito mais à Nossa Senhora das Dores”, completa o padre Gudialace.

Na quinta-feira, dia 13, às 19h30, será a vez da Orquestra Acadêmica do Ifes, com o maestro Walter Costa Bacildo e coral Cameria Ifes, encantarem os fiéis direto do Santuário Divino Espírito Santo, Centro de Vila Velha.

Na programação também está confirmada dia 14, sexta-feira, uma grande apresentação musical formada por padres, que será no Campinho do Convento da Penha. A performance intitulada de “Além do Altar” terá no repertório grandes sucessos religiosos e seculares como “Tudo Posso”, – conhecida na voz do Padre Fábio de Melo, e Romaria, do compositor Renato Teixeira.

O musical é composto por cinco padres de Vitória e um de São Mateus. Os de Vitória são Renato Criste, Hadeleon Santana, Anderson Gomes, Jacqueson Pimentel e Alessandro Rebonato; e de São Mateus, Edson Delfino. As canções serão acompanhadas por uma banda composta de instrumentistas experientes com instrumentos como violão, viola, cello e percussão. A organização do evento, porém, lembra que a programação está sujeita a alterações, caso haja algum imprevisto.

> Sete romarias, 48 missas e até corrida de rua na programação da Festa da Penha

A Festa da Penha é o maior evento cultural e religioso do Espírito Santo e está entre as maiores e mais antigas festas marianas do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. A próxima edição, entre os dias 9 e 17 de abril, terá como tema “Com Maria, Chamados a Servir”.

O evento é realizado todos os anos pela Comissão Organizadora da Festa da Penha, formada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos da Festa da Penha, com apoio de patrocinadores, parceiros e voluntários.

Programação noturna da Festa da Penha

09 de abril, domingo: Batismo, fonte de todas as vocações

  • 16h – Missa de abertura da Festa da Penha no campinho (área pastoral Vila Velha)

10 de abril, segunda-feira: Chamados à vida

  • 16h – Missa 2º dia do Oitavário no campinho do Convento (área pastoral serrana)
  • 19h30 – Concerto com Ave Marias e canções marianas com o coral da Catedral Metropolitana de Vitória, na Igreja do Rosário

11 de abril, terça-feira: Chamados ao Matrimônio

  • 16h – Missa 3º dia do Oitavário no campinho do Convento (área pastoral Cariacica/Viana)
  • 19h30 – Benção para casais no campinho do Convento com o cantor Dunga e o Padre Renato Criste

12 de abril, quarta-feira: Chamados a ser leigos

  • 16h – Missa 4º dia do Oitavário no campinho do Convento (área pastoral Benevente)
  • 19h30 – Noite oracional pelos filhos com o Padre Gudialace e convidados no campinho do Convento

13 de abril, quinta-feira: Chamados à vida sacerdotal

  • 16h – Missa 5º dia do Oitavário no campinho do Convento (área pastoral Serra/Fundão)
  • 19h30 – Apresentação da Orquestra Acadêmica do Ifes no Santuário Divino Espírito Santo

14 de abril, sexta-feira: Chamados à vida religiosa consagrada

  • 16h – Missa 6º dia do Oitavário no campinho do Convento (área pastoral Vitória)
  • 19h30 – Apresentação musical “Além do Altar” no campinho do Convento

15 de abril, sábado: Chamados ao Ministério de Catequistas

  • 18h – Missa de envio da Romaria dos homens na Catedral de Vitória
  • 23h – Missa de encerramento da Romaria dos homens no parque da Prainha

16 de abril, domingo: Chamados ao serviço

  • 17h – Missa de encerramento da Romaria das mulheres no parque da Prainha
  • 19h30 – Vigília Jovem na Igreja do Rosário

17 de abril, segunda-feira: Dia da padroeira do Espírito Santo

  • 17h – Missa de encerramento da Festa da Penha no parque da Prainha
  • 18h – Show do encerramento da Festa da Penha