fbpx

Dia a dia

Movimento apoia causa negra nas redes sociais; veja como participar

Chamada de “Blackout Tuesday”, a ação invadiu as redes sociais nesta terça-feira (02). Entenda sua origem e saiba como participar

Publicado

em

Chamado de “Blackout Tuesday”, movimento anti-racismo infestou as redes sociais nesta terça-feira (02). Foto: Reprodução

É provável que o seu Instagram tenha sido inundado, nesta terça-feira (02), com inúmeras imagens pretas sem texto. Mas ao contrário do que muitos pensam, não se trata de nenhuma falha, e sim do movimento “Blackout Tuesday” (“Terça-feira do apagão”, em português), em solidariedade às manifestações que vem ocorrendo em todo o mundo contra o racismo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A iniciativa partiu do movimento #BlackLivesMatter, nos Estados Unidos, após a morte de George Floyd, um homem negro que foi asfixiado por um policial branco no último dia 25 de maio, em Minnesota. Foram eles que escolheram esta terça-feira para ser um dia de luto. Em suas reivindicações, constam o fim da violência policial, igualdade racial e mais direitos civis.

Rapidamente, a ação se espalhou por toda a internet. Famosos, influenciadores digitais e marcas de renome começaram a repostar o quadrado preto, como as cantoras Rihanna, Katy Perry e Anitta, além das empresas Sony Music e Saraiva.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por KATY PERRY (@katyperry) em

Os apoiadores defendem que essa ação encoraja as pessoas a usarem o tempo nas redes sociais para apoiar iniciativas do movimento negro e dos direitos humanos – cujas postagens ficarão em maior destaque caso o resto estiver “apagado”. Por outro lado, alguns usuários alegam que apenas a medida não é suficiente para levantar discussões sobre o racismo.

“Postar só por postar e morrer ali realmente não leva a lugar nenhum. Como a gente cria a oportunidade de contar mais sobre o movimento? Como a gente engaja as pessoas a fazerem algo de fato?“, escreveu uma usuária no Twitter.

A “Blackout Tuesday” começou como uma iniciativa da indústria musical, que se comprometeu a não lançar nenhum conteúdo às terças-feiras. Alguns dos gigantes que aderiram à iniciativa foram a Apple Music e o app de streaming Spotify, cuja atuação inclui adicionar uma faixa de 8 minutos de 45 segundos de silêncio em certas listas de música e de podcasts.

Como fazer parte?

Para participar, basta colocar um quadradinho preto em seu feed, apenas com a hashtag #blackouttuesday. A legenda pode conter alguma mensagem de solidariedade. Depois disso, você não deve postar mais nada pelo resto do dia. Pessoas também estão aderindo em outras redes sociais, como Twitter e Facebook.

Vale ressaltar que é importante não colocar nenhuma outra hashtag, como #blacklivesmatters ou #BLM. Organizadores de protestos afirmam que isso pode dificultar a visualização de conteúdos sobre doações, denúncias e localizações de protestos pelo país que, muitas vezes, usam a mesma hashtag.