Dia a dia
Motorista “Ficha Limpa” poderá ter um alívio no bolso. Entenda
Motorista que não cometeu nenhuma infração em 12 meses pode ser incluído em cadastro positivo de condutores

Motorista. Foto: Divulgação
A partir desta quinta-feira (22), aqueles motoristas que não tiveram nenhuma multa podem incluir o nome no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), o chamado “cadastro de bons motoristas”.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os condutores que estiverem aptos a fazer parte do cadastro poderão ter uma série de benefícios. Entre eles, descontos no aluguel de carro, pedágios, estacionamentos, além de poder negociar um melhor preço para a contratação de seguros veicular.
Outra facilidade é que o motorista “ficha limpa” também terá, por exemplo, descontos em taxas de serviços públicos e privados.
Para participar, o motorista terá que fazer o cadastro, já que o serviço não é automático.
As empresas que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse à Secretaria Nacional de Trânsito e informar quais serão os benefícios oferecidos.
Embora já seja possível solicitar a inclusão no cadastro, o serviço só será ativado no dia 13 de outubro. Para autorizar a inclusão ao cadastro, basta se registrar por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
