fbpx

Dia a dia

Morre Hélio Demoner, um dos pais do basquete capixaba

Demoner foi tricampeão estadual de basquete e criador dos Jogos Abertos Jerônimo Monteiro (Jajem)

Publicado

em

Hélio Demoner (Reprodução: Facebook/Grupo Memórias da Rua Sete)

Hélio Demoner (Reprodução: Facebook/Grupo Memórias da Rua Sete)

O basquete capixaba se despediu nesta quarta-feira (2) de Hélio Demoner, professor universitário de Educação Física e um dos pais do basquete capixaba. O ex-atleta foi vítima da covid-19.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Tricampeão estadual de basquete, Demoner foi o criador dos Jogos Abertos Jerônimo Monteiro (Jajem), competição que revelou diversos talentos durante seus anos de disputa. Aposentado em 1993, seu legado ainda ajudou na produção do basquete no estado, com a criação da Federação Espírito-Santense de Basquete (Fesb), que ou a organizar os campeonatos com o fim do Jajem. Em 2004, foi criada uma nova federação, a Federação Capixaba de Basquetebol (Fecaba).

O Jajem tinha como tarefa, para os alunos de Hélio, formar e treinar equipes de minibasquete para os jogos. Assim, segundo Demoner, todos sairiam ganhando, principalmente o basquete capixaba.

Hélio chegou a ser selecionado como finalista em agosto deste ano para o projeto Calçada da Fama, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). O projeto tem o objetivo de eternizar os nomes de atletas, paratletas, técnicos e profissionais que contribuíram e contribuem positivamente para o esporte capixaba.

A istração central da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) comunicou com pesar o falecimento do professor em seu site oficial.

“Além de ter lecionado na Ufes, Demoner foi um dos grandes nomes do basquete capixaba, sendo tricampeão estadual de basquete. Também foi um dos principais incentivadores da modalidade no Espírito Santo. Em nome de toda a comunidade acadêmica, a istração Central da Ufes manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do professor.”

A Sesport e a Adufes (Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo) também se pronunciaram em suas redes sociais.

Nota de pesar: Adufes lamenta morte do professor Hélio Demoner

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da…

Publicado por Adufes Seção Sindical em Quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

➡️ A Sesport lamenta o falecimento de Hélio Demoner, um dos maiores incentivadores do basquete 🏀capixaba, vítima da Covid-19. Nossa solidariedade a todos os familiares e amigos neste momento de dor e pesar. 🙏

Publicado por Sesport ES em Quarta-feira, 2 de dezembro de 2020