Dia a dia
Morre Bete Rodrigues, referência no marketing político capixaba
A jornalista e publicitária foi responsável pela campanha de todos os governadores eleitos no Espírito Santo desde 1990

Bete Rodrigues. Foto: Divulgação
Morreu neste domingo (12), em Vitória, a jornalista e publicitária Bete Rodrigues. Aos 69 anos, ela era considerada uma das principais referências do marketing político capixaba.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A marqueiteira faleceu em sua casa, na Praia do Canto. Ela fazia tratamento contra uma forte infecção urinária. Durante a noite, enquanto estava deitada, sentiu-se mal, mas não conseguiu resistir até a chegada do socorro.
Bete Rodrigues começou sua carreira no jornalismo ainda nos anos 70. Na década seguinte ingressou no marketing político e criou uma das primeiras empresas do país especializadas na área.
O reconhecimento veio logo em seguida. Desde 1990 Bete coordenou todas as campanhas dos governadores eleitos do Espírito Santo: Albuíno Azeredo, em 1990; Vitor Buaiz, em 1994; José Inácio Ferreira, em 1998; Paulo Hartung, em 2002 e 2006; e Renato Casagrande, em 2010.
Em seu Twitter, Casagrande lamentou a morte da marqueteira. “Uma profissional de grande competência, cuja genialidade marcou o marketing político no Espírito Santo”.
Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento da jornalista e publicitária, Bete Rodrigues. Uma profissional de grande competência, cuja genialidade marcou o marketing político no Espírito Santo. Trabalhamos juntos em duas ocasiões. Meus sentimentos à família e aos amigos.
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) September 13, 2021
José Carlos Rizk Filho, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES) também se manifestou após a morte da jornalista.
“Recebo com profunda tristeza e imenso pesar a notícia do falecimento da querida jornalista e publicitária Bete Rodrigues, uma brilhante profissional, que fez história na área de Comunicação no Estado como editora de A Gazeta e coordenadora de marketing de inúmeras campanhas eleitorais, entre elas as de todos os governadores do ES desde 1990. De inteligência marcante, Bete tinha uma grande capacidade de ressaltar as qualidades das pessoas com quem trabalhava. Era extremamente atenta e criativa e tinha sempre um olhar humano privilegiado. Me solidarizo com a família e os amigos neste momento de profunda dor”, disse em nota divulgada à imprensa.
O ex-prefeito da Serra e porta-voz do Rede Sustentabilidade ES, Audifax Barcelos, também se manifestou publicamente sobre a morte da profissional com quem já trabalhou no ado. “Recebemos com muita tristeza a notícia sobre a Bete Rodrigues. É um momento difícil para todos nós, especialmente para a família. Deixo a minha palavra de solidariedade. Sou muito grato a Bete. Ela fez a minha campanha para deputado federal, em 2010, quando fui o mais votado do Espírito Santo, graças a seu trabalho e dedicação. Era uma excelente profissional, reconhecida por sua competência técnica. Deu uma grande contribuição não apenas para a minha trajetória, mas para a política do Espírito Santo e a sociedade em geral”.
Bete Rodrigues deixa três filhos. Ela será enterrada nesta segunda, às 16h30, no cemitério Jardim da Paz, na Serra.
