fbpx

Dia a dia

Moradores em situação de rua tomam conta de praça em Jucutuquara

Aliado aos moradores em situação de rua, diversos criminais aproveitam para se infiltrarem no meio para cometerem crimes

Publicado

em

Moradores em situação de rua tomam conta de praça em Jucutuquara, Vitória. Foto: Reprodução/Whatsapp

Moradores em situação de rua tomam conta de praça em Jucutuquara, Vitória. Foto: Reprodução/Whatsapp

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Há tempos a praça Asdrúbal Soares, mais conhecida como pracinha de Jucutuquara, em Vitória, tornou-se um local perigoso para moradores e também para quem trabalha no local, como taxistas e comerciantes. Ali se misturam moradores em situação de rua, viciados em crack e criminosos das redondezas. Quem sofre com a situação e se vê ameaçado sofre também com a falta de ação das autoridades municipais e da Polícia.

A situação se agrava a cada dia. Um taxista que trabalha no ponto localizado na praça reclamou da situação. “Muitos usuários de droga continuam na praça e muitos traficantes também. Na noite desta segunda-feira um atirou no outro. Na manhã desta terça-feira (14), um homem tentou esfaquear uma mulher e outros dois vieram protegê-la”, relatou o trabalhador.

O taxista afirmou ainda que, por conta da situação, as pessoas ficam com medo e não param no local ou desistem de ir até o ponto de táxi. O trabalho, já complicado nessa época de pandemia, fica ainda mais difícil. Os taxistas se queixam da falta de ação da Prefeitura de Vitória. Segundo eles, funcionários da istração municipal costumam ir até o local, retiram os moradores em situação de rua, lavam a praça, mas depois todos eles retornam. A Polícia também nada faz para garantir a segurança na região.

A Polícia Militar informou que atua sempre quando há cometimento de crime, em flagrante delito, ou por acionamento, via 190. As abordagens podem ocorrer desde que exista motivação ou fundada suspeita. A condição de rua, pura e simplesmente, não é elemento que justifique uma abordagem sistemática, que traria ao ser humano que se encontra em tal condição, ainda mais sofrimento e discriminação.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) continuam realizando o trabalho em toda a cidade, inclusive na região de Jucutuquara, ofertando os serviços de acolhimento, tratamento para dependência química, alimentação e higienização da Rede Escola da Vida. A Semas informa ainda que o número de pessoas em situação de rua em Vitória se mantém, desde o início do ano, em cerca de 300 pessoas. Acrescenta que os moradores podem acionar a Rede Escola da Vida por meio do telefone 156.

A Secretaria de Segurança Urbana de Vitória informa que a Guarda Municipal atua em apoio ao trabalho da Polícia Militar, coibindo o consumo de drogas e o cometimento de outros crimes, além de apoiar as equipes de abordagem social da Semas. Denúncias de crimes praticados em via pública podem ser feitas pelo 190.