fbpx

Dia a dia

Moradores da Praia do Canto criam “abandonômetro”

Moradores vão fazer um protesto nesta sexta-feira, dia 3, para chamar atenção para abandono da companhia de polícia que ficava no bairro

Publicado

em

A 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar funcionava na rua Fortunato Ramos, em Santa Lúcia. Foto: Movimento Praia do Canto/Divulgação

Insatisfeitos com o fechamento do espaço onde funcionava a 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar na Praia do Canto, moradores do bairro decidiram realizar um protesto e instalar um “abandonômetro” no local onde ficava a companhia. Segundo os moradores, o local foi abandonado em dezembro de 2019 e não há previsão para retorno das atividades.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com uma manifestação que será realizada nesta sexta-feira (3), ao meio-dia, os moradores vão pleitear o retorno das atividades policiais no módulo. Segundo a Associação de Moradores da Praia do Canto e o Movimento Praia do Canto, vários requerimentos já foram protocolados pedindo a retomada desse trabalho policial. Além disso, reuniões foram feitas com autoridades pedindo o retorno da unidade da Polícia Militar, que atende não apenas à Praia do Canto, mas também Santa Lúcia, Santa Helena, Barro Vermelho, Santa Luíza, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Enseada do Suá e Praia do Suá.

De acordo com  Armando Fontoura, que integra o grupo Movimento Praia do Canto, os relatos e ocorrência de assaltos aumentaram sobretudo durante a pandemia, além de o local ser utilizado por moradores de rua. Há registro dessas informações em um aplicativo e, ainda, é feito o compartilhamento da informação em grupos de segurança do bairro.

Pedido de novo espaço

O presidente da Associação de Moradores da Praia do Canto, Cezar Saade, disse como hoje a 3º Cia está dentro de uma sala no Batalhão em Maruípe, fora da região de atuação da Praia do Canto, tem ficado longe para o efetivo fazer o deslocamento para atender ocorrências e até patrulhas. “Já fizemos pedido para que acham um novo espaço dentro da área de atuação. A sede antiga está defasada, com muitos problemas estruturais e não serviria para voltarem”, afirmou Saade.

Questionada sobre o assunto, a Polícia Militar informa que o imóvel onde funcionava a sede da 3ª Companhia do 1º Batalhão pertence à Prefeitura de Vitória e foi oficialmente entregue no final de 2019. A sede da Cia foi deslocada para o 1º Batalhão e o efetivo istrativo foi remanejado para as ruas, “o que promoveu um aumento no número de viaturas naquela região, melhorando o patrulhamento”. O comando da Companhia ressalta que “mantém o policiamento ostensivo constante no bairro Praia do Canto, com patrulhamento preventivo 24h por dia, além de ações estratégicas, como cercos táticos, pontos base e abordagens, que acontecem diariamente no local”.